terça-feira, 4 de maio de 2010

Pesca da lagosta vai ser monitorada por satélite


Pesca da lagosta vai ser monitorada por satélite

BRASÍLIA - Cerca de 800 embarcações entre 10 a 15 metros de comprimento, com permissão para a pesca da lagosta, terão suas atividades acompanhadas pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), a exemplo do que já é feito com embarcações acima dessas dimensões. O monitoramento tem como objetivo permitir a exploração sustentável dos recursos pesqueiros.

A compra dos equipamentos e instalação nos barcos serão feitas pelo MPA ao custo aproximado de R$ 3 milhões. Os aparelhos serão entregues aos donos dos barcos em regime de comodato por tempo indeterminado. Após a instalação, as embarcações passam a fazer parte do Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras (Preps), que já monitora cerca de três mil barcos com mais de 15 metros de comprimento em todo o país.

Acordo - Ficou acertado ainda na reunião que não serão retirados de atividade os cinco milhões de covos (armadilha usada na captura de lagosta) que são usados por pescadores nos principais pontos de pesca. O MPA vai discutir com os pescadores artesanais, em data ainda a ser definida, a redução desse esforço de pesca. Até o momento, no entanto, os estoques de lagosta no litoral brasileiro estão se renovando com o período de defeso, sem necessidade de medidas mais restritivas da atividade.

O MPA também acatou uma solicitação do setor empresarial que quer a antecipação da pesca da lagosta para 15 deste mês em vez de 1° de junho, conforme o período de defeso em vigor no momento, que começou no dia 1° de dezembro de 2009 e que vai até o dia 30 deste mês. O pedido será analisado pelo sub comitê científico da lagosta que avaliará o impacto dessa mudança. Os armadores e empresários alegam que historicamente o Brasil sempre iniciou a exportação de lagosta em maio e esse atraso para início da pesca está prejudicando os negócios. 

Números

800 Barcos lagosteiros vão ser monitorados via satélite
3 Milhões de reais serão custeados pelo MPA
5 Milhões de armadilhas usadas na pesca predatória serão retiradas do mar

http://imirante.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário