terça-feira, 6 de julho de 2010

Eleitos os membros dos Conselhos Estaduais do Meio Ambiente e o de Recursos Hídricos



 

Baía de São Marcos/Cujupe (Alcântara/MA) (arquivo Fórum Carajás)


Aconteceu entre os dias 12 e 13 de junho, em São Luís, no Espaço OASIS, localizado no Bairro Aurora, o Processo Eleitoral para a composição do plenário dos Conselhos Estaduais do Meio Ambiente (CONSEMA) e o de Recursos Hídricos (CONERH) do Maranhão. Estiveram presentes o Secretário de Estado do Meio Ambiente, Washington Rio Branco, o Deputado Estadual Antonio Bacelar, além de outras autoridades e membros das entidades ambientalistas, movimentos sociais, órgãos e empresas comprometidas com as questões sociais e ambientais no Estado.


O CONSEMA e o CONERH são importantes instancias de acompanhamento da implementação das políticas de desenvolvimento sustentável do Maranhão uma vez que ambos são fórum de discussão de temas de interesse de toda a sociedade na busca de definições das políticas para o meio ambiente e recursos hídricos em consonância com a legislação vigente, com a qualidade de vida dos maranhenses e interface com as demais políticas públicas.


Assim como na governança das águas do país, as águas do Maranhão não se diferem das co-irmãs de outros Estados e ganham valor na ampliação de mecanismos de participação, visando facilitar processos de formação e manutenção de um participante coletivo. E dentro deste cenário o Conselho Estadual de Meio Ambiente e o Conselho Estadual de Recursos Hídricos são as instâncias máximas de gestão com caráter consultivo e deliberativo que aglutina todos os atores interessados, expressando-se como um espaço democrático e participativo permitindo assim a construção de pactos.


No período de 14 a 17 de junho foi realizado uma capacitação para os novos conselheiros, a qual contou com a presença de instrutores de vários estados com efetiva participação na gestão da política de meio ambiente e de recursos hídricos, a nível nacional.


A Lista dos eleitos com seus respectivos suplentes:

CONSEMA


Poder Público :  http://www.sema.ma.gov.br/portal/upimg/PODER%20PUBLICO%20-%20CONSEMA%5B1%5D.pdf

Segmento Empresarial:  http://www.sema.ma.gov.br/portal/upimg/SEGMENTO%20..%5B1%5D.pdf

Sociedade Civil Organizada:   http://www.sema.ma.gov.br/portal/upimg/SOCIEDADE%20CIVIL%20ORG%20-%20CONSEMA%5B1%5D.pdf


CONERH
Organizações Não-Governamentais:  http://www.sema.ma.gov.br/portal/upimg/TITULAR%20E..%5B1%5D.pdf

Poder Pùblico: http://www.sema.ma.gov.br/portal/upimg/PODER+P%C3%9AB..%5B1%5D.pdf


Por: Paulo Ricardo Aguiar
www.sema.ma.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário