terça-feira, 17 de agosto de 2010

OGX vai procurar petróleo e gás na Bacia Pará-Maranhão

Atividades de perfuração em áreas próximas indicaram a presença de petróleo leve na região.

A OGX Petróleo e Gás está intensificando ainda mais os investimentos nessa área no Maranhão. Depois da descoberta de uma reserva gigantesca de gás natural em Capinzal do Norte, na Bacia do Parnaíba (terrestre), a empresa se prepara agora para campanha exploratória offshore na Bacia Pará-Maranhão (marítima) com o apoio da plataforma Ocean Sceptor, que se encontra na Baía de São Marcos a bordo do navio Triumph, de bandeira das Antilhas Holandesas.

O descarregamento da plataforma Ocean Sceptor, equipamento de propriedade da empresa Diamond Offshore, deverá acontecer, nesta quarta-feira (18), na Baía de São Marcos, onde permanecerá em manutenção pelo período de aproximadamente três meses. A expectativa é de que a campanha exploratória na Bacia Pará-Maranhão tenha início entre dezembro de 2010 e janeiro de 2011.


A plataforma Ocean Scepter tem capacidade para perfurar poços de aproximadamente 11 mil metros de profundidade, em lâmina d'água máxima de até 100 metros.


Na Bacia Pará-Maranhão, que reúne uma área sedimentar total de aproximadamente 100.000 km², a OGX tem direitos de concessão sobre cinco blocos exploratórios. Atividades anteriores de perfuração em áreas próximas a três desses blocos indicaram a presença de petróleo leve na região.


A OGX, empresa do grupo EBX, acredita no grande potencial da bacia, uma vez que as características geológicas presentes na região são similares às da plataforma continental de Gana (Oeste da África), onde houve importantes descobertas de petróleo leve nos últimos anos.

Para o secretário estadual de Indústria e Comércio, Maurício Macedo, a nova campanha a ser realizada pela OGX é uma conseqüência natural dos projetos e pesquisas que a empresa tem feito no Maranhão. “É mais que natural nesse momento em que a OGX obteve resultados positivos em bacia terrestre que também intensifique suas pesquisas na plataforma marítima, vislumbrando, quem sabe, uma nova grande reserva de petróleo e gás”, avaliou Maurício Macedo.


Gás natural

A OGX ainda comemora a descoberta de reserva de gás natural em Capinzal do Norte, com potencial estimado em 15 trilhões de m³ de pés cúbicos, o que fará do estado um dos maiores produtores de gás no mundo.

A descoberta de gás no Maranhão foi classificada pelo diretor da OGX, Paulo Mendonça, “como o início da abertura de uma nova província de petróleo no Brasil”. A descoberta muda a realidade econômica da cidade com a geração de cerca de cinco mil empregos e deve mudar a condição do Brasil de importador de gás da Bolívia para a de exportador.


Segundo, Eike Batista, dono da EBX, empresa a qual a OGX faz parte, o potencial da reserva de gás encontrada no município é de 15 trilhões de pés cúbicos, o que levaria a uma produção de 15 milhões de metros cúbicos por dia, ao longo de 40 anos. O volume equivale a 25% da produção diária brasileira.


"É metade do que a Bolívia entrega para o Brasil pelo Gasbol", disse Ekie Batista, referindo-se ao gasoduto que transporta diariamente 30 milhões de metros cúbicos de gás.


As informações são da Secom do Estado.
 
http://imirante.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário