sábado, 28 de agosto de 2010

País vai banir 9 substâncias químicas usadas em agrotóxicos

O Brasil vai intensificar as ações para banir do mercado nove substâncias químicas usadas em agrotóxicos e produtos antichamas consideradas poluentes orgânicos persistentes. As substâncias, conhecidas internacionalmente pela sigla POP, passam a integrar a lista de banimento anunciada mundialmente pela Convenção de Estocolmo sobre Contaminantes Persistentes da Organização das Nações Unidas (ONU).
A secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Branca Americano, diz que o Brasil já vinha restringindo a maior parte dos produtos químicos que aparecem na lista da ONU e que apenas um continua sendo produzido no País. Trata-se de um agrotóxico em forma de iscas antiformigas.

“Estamos realizando um trabalho de inventário para identificar onde estão essas substâncias e para eliminar os remanescentes desses produtos no Brasil. Das nove substâncias, nós só produzimos a sulfluramida, usada no combate a formigas e em equipamentos eletrônicos, como retardador de chamas”, explicou Branca.

A ONU já havia divulgado uma lista com 12 POPs, que agora está sendo acrescida de mais nove, totalizando 21 substâncias com recomendação de banimento em todo o mundo. São elementos químicos que permanecem durante muito tempo na natureza, sendo absorvidos pelos animais em toda a cadeia alimentar, chegando até os seres humanos, onde se depositam principalmente nas camadas gordurosas, podendo gerar doenças nervosas, imunológicas, reprodutivas e câncer. A nova lista divulgada pela ONU contém as seguintes substâncias: alpha hexachlorocyclohexane, beta hexachlorocyclohexane, chlordecone, hexabromobiphenyl, hexabromobiphenyl ether, lindane, pentachlorobenzene, perfluorooctane sulfonic e tetrabromodiphenyl ether.

http://sociedadesustentavel.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário