segunda-feira, 16 de agosto de 2010

UFMA adere à campanha pelo Limite da Propriedade da Terra

O lançamento da campanha na UFMA será realizada no dia 01 de setembro, às 17h, no auditório A, do CCH

A UFMA aderiu à campanha nacional pelo Limite da Propriedade da Terra e fará o lançamento regional no próximo dia 01 de setembro, às 17h, no auditório do CCH (Centro de Ciências Humanas). A campanha está sendo mobilizada por um grupo de professores e alunos que integram grupos de pesquisa que estudam direta ou indiretamente a questão fundiária no Brasil e no Maranhão. Na ocasião, todos poderão participar de um Plebiscito Popular e do abaixo-assinado que está percorrendo todo o país.

Em âmbito estadual, a campanha está sendo organizada por um grupo de entidades ligadas ao movimento social lideradas pela FETAEMA (Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Maranhão), CPT (Comissão Pastoral da Terra), MST (Movimento dos Sem-Terra), SMDH (Sociedade Maranhense de Direitos Humanos) e Fórum Carajás.


A campanha nacional pelo Limite da Propriedade da Terra foi lançada em 2000 pelo Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo. Neste momento, a campanha se propunha a fazer uma ação de conscientização e mobilização da sociedade brasileira para incluir na Constituição Federal um novo inciso, estabelecendo um limite no tamanho das propriedades rurais, uma vez que a concentração fundiária é uma das principais causas da fome e desigualdade social no país.

Para avançar nesta ação de conscientização e mobilização, o Fórum propõe agora um Plebiscito Popular para que os cidadãos se manifestem sobre o assunto. O Plebiscito será realizado em todo o território nacional entre os dias 01 e 07 de setembro, período em que também que serão recolhidas assinaturas para compor um abaixo-assinado a ser entregue ao Congresso Nacional. Mais informações pelo site www.limitedaterra.org.br.


Qualquer pessoa pode fazer downdoald da lista para abaixo-assinado e preencher. A lista está no site. Basta clicar no link "a campanha", depois "materiais". O primeiro documento é a lista do abaixo-assinado que deve ser preenchida quantas páginas possível e entregue à organização da campanha no dia 01 de setembro, na UFMA.

SERVIÇO:


Dia 01 de setembro, às 17h, auditório A/CCH


Lançamento da Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra na UFMA



Plebiscito Popular



Por: Flávia Moura
www.forumcarajas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário