terça-feira, 5 de outubro de 2010

SPU/MA realiza atividades de regularização fundiária em Apicum-Açu e Central do Maranhão

A Superintendência do Patrimônio da União no Estado do Maranhão (SPU/MA), em uma programação intensa de atividades de regularização fundiária durante os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, realizou nos dias 27, 28 e 29 de setembro, o cadastramento de 55 famílias no município de Apicum-Açu, na região da Baixada Ocidental. O Programa de Regularização Fundiária nas Regiões dos Campos Naturais e Áreas de Várzeas da Baixada Maranhense tem sido realizado em parceria com o Instituto de Colonização de Terras do Maranhão (Iterma) e Prefeituras locais.



Apicum-Açu tem uma população estimada de 16.000 habitantes, está localizada na microrregião do litoral ocidental maranhense e tem a pesca como principal atividade econômica.

Já nos dias 30/09 e 01/10 foram realizadas ações de regularização fundiária no município de Central do Maranhão, com atividades de reunião com equipe da Prefeitura; audiência pública na sede do município e na comunidade Monte Carmo; pré-cadastramento e atividade de campo em Monte Carmo. Foi realizado o detalhamento do planejamento para a continuidade dos trabalhos no período de 11 a 15 de outubro de 2010.


Dificuldade de acesso, sendo muitas vezes feito somente a pé, caminhadas sobre turrões de terra e grandes distâncias entre as casas farão parte do cenário de trabalho no município de Central do Maranhão.

Wagner da Silva Ferreira, agente epidemiológico da Prefeitura de Central do Maranhão, conhece profundamente a região, pois visita casa a casa de moto e a pé. Ele afirma “fiquei muito surpreso quando ouvi falar do projeto, que vem reconhecer a posse e autorizar o uso da terra. Eu gostei muito e espero que as pessoas contribuam para esse trabalho. Conversei com algumas pessoas dessa área aqui, que demonstraram felicidade em receber as equipes do Governo Federal e Estadual. É uma área onde as pessoas vivem há muito tempo e têm direitos e agora vão ter esse direito garantido”.


Matéria enviada por Elenildes da Silva Santos, monitora de comunicação da SPU/MA
http://patrimoniodetodos.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário