quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Maranhão estuda novas fontes de energia em ilhas isoladas

No Maranhão, onze ilhas têm o sistema de geração de energia feito por gerador a diesel.  
O secretário de Estado de Minas e Energia, Israel Nogueira Ferreira, visitou o município de Cururupu para conhecer o Sistema Híbrido de Geração de Energia Elétrica da Ilha dos Lençóis. Essa nova fonte de energia alternativa poderá ser instalada em regiões isoladas, geralmente ilhas, onde não é possível o fornecimento de energia elétrica de maneira convencional.
No Maranhão, são onze ilhas onde o sistema de geração de energia é feito por gerador a diesel, com abastecimento precário (quatro horas de energia por dia) e o combustível é custeado por prefeituras municipais ou, na maioria das vezes, pelos próprios moradores.
O sistema vem executando o suprimento energético da Ilha de Lençóis de forma plena com 24 horas diárias de energia desde que inaugurou, em julho de 2008, com o domínio das fontes alternativas solar e eólica (99%) e (apenas 1% da geração anual de energia é feito pela geração a diesel). Este sistema foi construído e projetado pelo Núcleo de Energia Alternativa (NEA), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com patrocínio total do Ministério de Minas e Energia (MME) por meio do Programa Luz Para Todos (PLPT).
Segundo Israel Ferreira, o sistema piloto de geração de energia, que é um sucesso pleno com mais de dois anos de operação com o aproveitamento inconteste de fontes renováveis de energia (solar e eólica), disponíveis em quase todas as ilhas habitadas, deverá ser instalado em outras regiões isoladas do Estado. “Estamos aguardando aprovação no Ministério de Minas e Energia (MME) e Eletrobrás para viabilização, por meio de convênio, a fim de iniciar a construção do Sistema Híbrido de Geração de Energia Elétrica em 2011”, disse.
Funcionamento


Tal sistema de geração de energia, denominado de Híbrido, se utiliza de três fontes de energia: as renováveis solar e eólica (dos ventos), e a térmica por meio de gerador a diesel. O sistema é composto por três turbinas eólicas de 7.5 kW (total 21,5 kW), montadas em torres de 30 metros. O aproveitamento solar é feito por 162 módulos fotovoltaicos de 130 watts cada (total 21 kW).


Um sistema com 120 baterias de 150 A.h. por bateria armazena a energia, que é transformada para uso doméstico (220 V CA) por dois inversores de 20 kVA cada um, desenvolvidos especialmente para o Projeto e com tecnologia brasileira. Também compõe o sistema um grupo gerador a diesel de 53 kVA, que supre o sistema apenas quando não houver energia suficiente gerada pelo sol e pelos ventos e, caso o banco de baterias esteja descarregado.


Ilhas que serão beneficiadas com sistema de energia alternativa:


Bate Vento, Cururupu - MA


Retiro, Cururupu - MA


Iguará, Cururupu - MA


Mirinzal, Cururupu - MA


Porto do Meio, Cururupu - MA


Porto Alegre, Cururupu - MA

Peru, Cururupu - MA


Valha-me Deus, Cururupu - MA

Igarapé Grande, Turiaçu – MA


Sababá, Turiaçu – MA

Cunha-Cuema, Turiaçu – MA


Ilha Grande, Humberto de Campos - MA


As informações são da Secom do Estado.
http://imirante.globo.com/

Um comentário:

  1. Boa Tarde, fantástico seria se esse prgorama de iluminação fosse realidade, mais é pura história para boi dormir, nada disso foi concretizado, acredito que isso não passou de uma farsa, mais desses muitos desvios de verba federal e por aí vai, a primeira comunidade busca há muitos anos conquistar esse benefício, até hoje nada foi finalizado, quando esse povo que ali nesse tão longiquo paraíso estende a bandeira brasileira e por próprio esforço de sobrevivência mantém um sorriso e a esperança de um dia ser beneficiado pela tão esperada energia.

    ResponderExcluir