quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

I Festival Maranhense de Animação - MARANIME

Democratizar o conhecimento fornecendo as ferramentas necessárias para a transformação de sua realidade!


É com essa determinação que o Instituto Formação investe, desde 2003, na qualificação de jovens maranhenses, para o desenvolvimento de práticas educativas de arte, cultura, esportes e comunicação.


Ao longo desse tempo, os processos de formação desenvolvidos nessas áreas contribuíram com o surgimento de companhias de teatro e dança, grupos musicais, núcleos de lazer e na consolidação de uma rede de jovens comunicadores do estado, produtora de uma variedade de bens culturais locais, registrada em vídeos, blogs, áudios, animações e fotografias. Essas ações foram sempre realizadas com diversos aliados e em parceria com organizações de apoio, financiadores e com o poder público para que fossem garantidas estruturas mínimas e necessárias para a efetivação dessas ações.


A disseminação desse trabalho criou as bases para a concepção e gênese da Incubadora de Artes, Mídia e Tecnologia, programa desenvolvido pelo Instituto Formação, que nasceu com a proposta de apoiar o desenvolvimento de idéias e projetos para a democratização da cultura e da comunicação em todo o estado do Maranhão.


Uma dessas iniciativas é o Projeto Maranime concebido e coordenado pelo Formação, por meio da Incubadora. Esse projeto é apoiado pelo Banco do Nordeste, por meio do Programa BNB Cultura, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento – BNDES.


O projeto tem como objetivo principal construir um circuito de produção e exibição de filmes de animações maranhenses, de modo itinerante, abrangendo produções de jovens envolvidos em projetos sociais, visando democratizar a cultura audiovisual de comunidades que apresentam baixos indicadores sociais. Para isso foram realizadas oficinas em 14 cidades maranhenses (Arari, Belágua, Cajari, Matinha, Olinda Nova, São João Batista, São Vicente Férrer, São Bento, Paço do Lumiar, Palmeirândia, Peri Mirim, Viana, Vitória do Mearim e São Luis), onde um público adolescente e juvenil colocou a mão na massa, com orientação de monitores da Rede de Jovens Comunicadores do Maranhão.


De agosto de 2010, quando foi realizado o primeiro encontro da equipe de trabalho, a fevereiro de 2011 foram realizadas mais de 30 oficinas com a produção de aproximadamente 50 trabalhos, abrangendo um público de 200 pessoas.


As oficinas possibilitaram aos participantes aprenderem técnicas diferentes. Palavras como stopmotion, pixilation e flipbook passaram a fazer parte do vocabulário dos jovens, que antes eram apenas espectadores dessas obras audiovisuais. Bastou pegar uma câmera fotográfica e massas de modelar e eles passaram a condição de produtores do gênero. Expandiu-se esse conhecimento para programas de computação gráfica e eles reproduziram animações com técnicas ainda mais avançadas.


As primeiras produções surgiram há quatro anos, a partir de oficinas, nas quais especialistas da organização e jovens participaram, juntos, em festivais maranhenses de cinema. O conteúdo aprendido naquelas aulas foi reaplicado com dezenas de jovens comunicadores, até chegar à elaboração e execução deste projeto.


O resultado desse trabalho será exibido, a partir deste mês de fevereiro, no I Festival Maranhense de Animações - MARANIME, cuja programação também contemplará a exibição de outras obras audiovisuais do gênero, produzidas em diversas regiões do país. Para este Festival contamos com parceiros produtores de audiovisuais e animações, como: Anim!Arte, Dia Internacional da Animação e Núcleo de Cinema de Campinas.


O festival, que é uma das ações do projeto, será realizado primeiro em São Luis, entre os dias 23 e 26 de fevereiro, no Cine Impar (com apoio do Imparcial), depois na cidade de São João Batista (com apoio da Prefeitura Municipal), onde existe uma sala de cinema, fomentada pela Incubadora de projetos do Formação. Posteriormente, a programação será itinerante pelos 14 municípios que enviaram produções e tiveram jovens envolvidos nas oficinas.


Durante o Festival também haverá oficinas abertas para a comunidade e debates sobre temáticas ligadas ao mundo da animação. Ao fim da edição do Festival MARANIME, será lançado um DVD com as produções desenvolvidas nas oficinas ministradas pelos jovens monitores.


Então, convidamos a todos para embarcar numa viagem por um MARANHÃO ANIMADO, onde é possível desenvolver novas idéias e democratizar o acesso e a produção cultural também para os mais pobres e para os moradores de zonas rurais.


“Maranime-se” conosco também!!!

http://www.formacao.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário