terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A importância dos peixes como dispersores de sementes

"Peixes são importantes agentes dispersores de sementes, principalmente nas florestas alagadas ou de inundação, denominadas de várzea ou igapó", explica Tiago Freitas, pesquisador da Universidade Federal do Pará (UFPA) e primeiro autor da cartilha "Os Peixes e as Florestas Alagadas de Caxiuanã", lançada recentemente no Pará.

As pesquisas que embasam a publicação foram feitas na Estação Científica Ferreira Penna, do Museu Paraense Emílio Goeldi, que fica dentro da Floresta Nacional de Caxiuanã, unidade de conservação de 324.060 hectares entre os rios Xingu e Tocantins.


Nas florestas alagadas, a dispersão se dá por diversos meios: vento, água, animais, força da gravidade e também pelos peixes. Os que se destacam nesta função dentro da área estudada são o tambaqui (Colossoma macropomum), pacu (Myleus spp. e Mylossoma spp.), bacu (Megalodoras spp. e Lithodorasdorsalis), mandi (Pimelodus spp.) e cachorro de padre (Auchenipterichthys longimanus).


Quanto a este último, uma experiência demonstrou que sementes ingeridas pelos animais por meio de frutos não perdem a capacidade de germinação. Das 71 que foram retiradas do estômago dos cachorros de padre, 69% germinaram. Peixes são, de acordo com a publicação, "um dos principais dispersores de sementes em florestas alagadas, juntamente com aves, macacos e tartarugas".


A cartilha afirma, também, que mais de 200 espécies de peixes consomem frutos e sementes na Amazônia, o que "realça a importância de várzeas e igapós para a preservação desses animais". Tiago afirma que pesquisas sobre o assunto precisam ser aprofundadas. "Nossos estudos são muito importantes e ainda há muito o que fazer para chegarmos ao nível de conhecimento satisfatório sobre o papel dos peixes como dispersores de sementes", complementa.
 
Para ler a cartilha na íntegra, basta clicar aqui.
 
Por: Karina Miotto
http://www.oecoamazonia.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário