quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Programação-Semana Maranhense das Zonas Úmidas

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, através da Superintendência de Desenvolvimento e Educação Ambiental realizará nos dias 01 a 04 de fevereiro a Semana Maranhense das Zonas Úmidas, o evento tem como objetivo divulgar a importância das zonas úmidas e sensibilizar a população local da importância da conservação desses ambientes.

Serão realizados Ciclos de Palestras em quatro municípios: São José de Ribamar, São Luis, Raposa e Paço do Lumiar, com a temática central sobre Sítios Ramsar e temáticas contextualizadas com a realidade de cada município (Recursos Pesqueiros, Manguezais, Recursos Hídricos e Populações Tradicionais), além de uma videoconferência em parceria com a UEMANet.


O evento parte das comemorações do Dia Mundial das Zonas Úmidas, dia 02 de fevereiro, estabelecido pela Convenção de RAMSAR através de um tratado intergovernamental sobre Zonas Úmidas que envolve mais de 150 países membros, onde o Brasil é detentor em seu território de 11 dessas áreas, sendo 3 delas no Maranhão.


As zonas úmidas fornecem serviços ecológicos fundamentais para as espécies de fauna e flora e para o bem-estar de populações humanas. Além de regular o regime hídrico de vastas regiões, essas áreas funcionam como fonte de biodiversidade em todos os níveis, cumprindo ainda papel relevante de caráter econômico, cultural e recreativo. Ao mesmo tempo, atendem necessidades de água e alimentação para uma ampla variedade de espécies e para comunidades humanas rurais e urbanas. As áreas úmidas são social e economicamente insubstituíveis, ainda, por conter inundações, permitir a recarga de aquíferos, reter nutrientes, purificar a água e proteger zonas costeiras. No Maranhão, as 3 áreas consideradas Sítios Ramsar são: a Área de Proteção Ambiental (APA) das Reentrâncias Maranhenses, a Área de Proteção Ambiental da Baixada Maranhense e o Parque Estadual Marinho Parcel de Manuel Luís.


*Programação com alterações: 14:00 – 18:00 horas

02/02/11  São José de Ribamar   Local:  (Secretaria Municipal de Saúde)


Tema: Sítios Ramsar e Populações Tradicionais


Palestrantes: Marina Barros (SEMA)  e Kátia Aroucha (ICMBio – CNPT)

02/02/11  São Luis (Auditório do Ministério da Fazenda-Canto da Fabril)

Tema: Sítios Ramsar e Recursos Hídricos
Palestrantes: Fabiana Correia (SEMA)  e Luzenice Macedo (ALEMA)

03/02/11 Raposa  (Centro de Instrução do Mar – CIMAR)
Tema: Sítios Ramsar e Manguezais
Palestrantes: Clarissa Coelho (SEMA)  e Bruno Gueiros (ICMBio – CNPT)

04/02/11 Paço do Lumiar (Sindicato dos Pescadores Artesanais e Aquicultura de Paço do Lumiar)


Tema: Sítios Ramsar e Recursos Pesqueiros
Palestrantes:Tânia Maria (SEMA) e Zafira Almeida (UEMA)
Maiores informações sobre o evento, na SEMA, fone: (98) 3235-2650.

Abraços.



Shirley Leão- Engenheira de Pesca-M.Sc.
Analista Ambiental - SEMA

Laís de Morais Rêgo- Bióloga - M.Sc.
Analista Ambiental - SEMA
http://www.sema.ma.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário