terça-feira, 29 de março de 2011

Fórum Carajás solicita Estudos (EIA/RIMA) da Mineração em Godofredo Viana e Centro Novo do MA

Após várias denuncias que chegaram  ao nosso conhecimento e que foram relatadas durante o Seminário "Grandes Projetos: Grandes Impactos Socioambientais ",  realizado nos dias 25 e 26/03/11 em São Luís, o Fórum Carajás solicitou da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão-SEMA os Estudos de Impacto Ambiental (EIA/RIMA ) do empreendimento de mineração Aurizona  S/A situado no município de Godofredo Viana (MA) e da mineração da Jaguar Mining situado no município de Centro Novo do Maranhão para fins de esclarecimento/conhecimento e para que a sociedade civil possa acompanhar o licenciamento e a execução destes projetos e seus reais impactos na região do Litoral Norte Maranhense e do Gurupi respectivamente.


O Fórum Carajás já havia denunciado os crimes ambientais e os conflitos do projeto Aurizona em Godofredo Viana(MA) através do Blog Reentrâncias e de vários comentários dos nossos leitores,  e informações parecidas na conduta da instalação do projeto da Jaguar em Centro Novo do MA foram relatadas durante seminário.


A Mineração Aurizona tem como sócios a Luna Gold Corp, por meio da Aurizona Goldfields Corporation, e a Brascan Recursos Naturais, subsidiária da Brascan Brasil. Objetiva  a exploração de ouro e metais não ferrosos



Ofício 10/2011 encaminhado à SEMA, datado de 28/03/2011



Localização do empreendimento mineração Aurizona  (fonte: Luna Gold Corp.)



Mapa Luna Golds 





Mapa da propriedade (map.infomine.com)




 


Imagem do empreendimento em Godofredo Viana/MA (Luna Gold Corp)



A Jaguar Mining, no Brasil, é controladora das empresas Mineração Serras do Oeste Ltda (MSOL) e Mineração Turmalina Ltda (MTL) com  previsão para iniciar as obras usina de beneficiamento do ouro em 2011.



Ofício 11/2011 encaminhado à SEMA, datado de 28/03/2011




Localização do município de Centro Novo/MA

Esta área está em fase de exploração de ouro e pertence a Kinross Gold Corporation. Localiza-se ao longo do Rio Gurupi, consistindo em 28 licenças de exploração minerais, cobrindo uma área de 128.627,69 hectares e mais treze aplicações para licenças de exploração, cobrindo 80.261,49 hectares. Cinco alvos potenciais foram identificados na rocha mãe e no saprolito.



Mapa da propriedade (map.infomine.com)




Por: Edmilson Pinheiro (Fórum Carajás)
http://www.forumcarajas.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário