terça-feira, 22 de março de 2011

MA: Deputado propõe Frente Parlamentar em Defesa da Baixada

O deputado Jota Pinto (PR) propôs nesta terça-feira (22), Dia Mundial da Água, a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Maranhense, com o objetivo de viabilizar a revitalização dos campos através de barragens, cujo projeto já foi entregue ao governo federal.



De acordo com ele, a construção de barragens vai proteger os campos inundáveis da região, área rica de recursos naturais e pobres no acesso a bens e serviços, que abrange os municípios de Viana, São João Batista, Cajapió, Bacurituba e Bequimão e tem 120 km de extensão.


Jota Pinto informou que a importância do bioma da região, por seu acervo de recursos naturais (campos naturais, rota de aves migratórias e paisagens notáveis), tornou a Baixada Maranhense Área de Proteção Ambiental (APA), em 1991, e zona úmida de importância internacional, em 2000, pela Convenção do Ramsar.


No Maranhão há mais dois Sítios Ramsar: as APAs das Reentrâncias e Parque Estadual Manoel Luiz, um importante banco de corais na costa maranhense. “Se por um lado isso nos põe em evidência em relação aos recursos naturais e serviços ambientais, por outro aumenta as nossas responsabilidades para estes recursos e a sociedade que neles necessita”, afirmou Jota Pinto.


O deputado defendeu a necessidade de viabilizar investimentos para os sistemas de abastecimento de água e esgoto; propiciar melhorias aos serviços associados ao combate às doenças de vinculação física, como malária e dengue; e de consolidar os instrumentos para a gestão estadual dos recursos hídricos, semelhante ao proposto pelo deputado Neto Evangelista na segunda-feira (21).
 
Por: Marco Aurélio Oliveira- Agência Assembleia
http://www.al.ma.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário