quarta-feira, 1 de junho de 2011

Discentes da UFMA realizam aula prática em comunidade quilombola


A visita ocorreu no município de Turiaçu, localizado a 465 quilômetros da capital maranhense

 Conhecer e valorizar a cultura da comunidade quilombola rural do Jamary dos Pretos e identificar as potencialidades turísticas da região. Essa foi a finalidade dos discentes dos cursos de turismo e hotelaria da Universidade Federal do Maranhão(UFMA), sob a orientação da professora Maria do Socorro Araújo, que ministra a disciplina Cultura Popular nos referidos cursos, que desembarcaram no município de Turiaçu, na última quinzena de maio.

A equipe, formada pelos alunos e pela professora, seguiu todo o roteiro da viagem que havia sido programado ainda em São Luís. Logo no primeiro dia, realizaram uma visita à rádio local de Turiaçu para convidar a população da cidade e de Jamary dos Pretos a participarem das atividades propostas pelo grupo de estudantes, que incluíam oficinas com temas de interesse dos moradores da região.

Ainda no primeiro dia no município, os acadêmicos e a professora que fizeram parte da Expedição de Estudo do Turismo Cultural realizaram uma reunião para se apresentar e conversar com a comunidade sobre o objetivo de sua presença e falar sobre a metodologia do trabalho a ser desenvolvido no dia seguinte.


No segundo dia pela manhã, a equipe da expedição, guiada por moradores da região, explorou trilhas e ruínas de construções escravas nas florestas, onde foi possível identificar o potencial histórico e natural que o local possui.

Na escola municipal, em Jamary dos Pretos, no turno da tarde, foram oferecidas oficinas contando com a presença de crianças, jovens, adultos, idosos, professores da comunidade e representantes da associação dos moradores. Os temas discutidos foram bem variados: “Juventude saudável”, “Boas práticas alimentares / Aproveitamento dos alimentos”, “Viver bem na melhor idade”, “Meio ambiente, turismo e práticas empreendedoras”, “Cultura” e “histórias do lugar”. O prefeito municipal de Turiaçu, Raimundo Nonato Costa Neto, popularmente chamado “Costinha”, fez uma visita ao local para prestigiar a realização dos trabalhos executados pelos acadêmicos.

Foram exploradas as problemáticas do turismo sexual, que muitas vezes explora sexualmente pessoas menores de idade, e, além disso, alimenta uma série de práticas ilegais, tais como a pedofilia e a falsificação de documentos, o que se torna pior quando a própria família incentiva a participar de tal atividade.


O que também chamou bastante atenção dos moradores, em especial das donas de casa, foram temas relacionados aos alimentos, tais como: a escolha certa dos alimentos, higienização e doenças transmissíveis através dos mesmos. A discussão dos temas levantou alguns questionamentos a cerca da preparação dos alimentos da região, como arroz, banana, buriti, cana de açúcar, feijão, laranja, mandioca, manga, milho, entre outros.


Para o público da terceira idade, um grupo de alunos trabalhou atividades lúdicas com os idosos que levaram os mesmos a uma reflexão de como viver bem na melhor idade, bem como foram exploradas questões relevantes ao conhecimento do público alvo, como o estatuto do idoso, destacando os seus principais direitos.

Em uma das oficinas, os estudantes ainda direcionaram propostas para a implementação da atividade turística na localidade, inserindo os moradores de forma direta na participação da mesma a fim de conservar suas riquezas culturais e naturais através de práticas empreendedoras e coletivas, proporcionando assim à população local os benefícios da sustentabilidade.


A noite foi reservada para o encerramento das atividades, no local onde são promovidos todos os eventos dos moradores, conhecido pelos mesmos como “barracão”. Os estudantes fizeram uma encenação refletindo sobre a história de Jamary dos Pretos, sendo precedido por uma apresentação do tambor de crioula, onde todos os residentes festejaram com alegria, especialmente as crianças, que desde pequenos já demonstram grande interesse em preservar a cultura local: as meninas acompanhando os passos de dança das mulheres e os meninos empolgados com o bater dos tambores.

Resultados da Expedição de Estudo do Turismo Cultural

Tal trabalho despertou na comunidade a consciência de que, por meio das histórias do lugar, das florestas, das ruínas, dos rios e igarapés, das práticas artesanais, gastronômicas e das manifestações populares e religiosas, Jamary dos Pretos possui um enorme potencial turístico que pode se desenvolver através do turismo sustentável, onde os moradores e o ambiente em quem vivem seriam os principais beneficiados, pois há turistas que procuram envolver-se com a comunidade visitada e com a cultura local, vivendo experiências únicas e inesquecíveis. A professora Socorro Araújo reforça que é extremamente importante a relação da teoria com a prática, para que os alunos possam conhecer a realidade da cultura maranhense e elaborar um planejamento para as sociedades rurais de acordo com a situação local. É muito importante preservar a cultura de uma forma consciente e sustentável para que a comunidade se orgulhe do lugar e de ser negro e não se envergonhe da sua identidade.


Os moradores agradeceram a iniciativa dos acadêmicos que, por meio da Expedição de Estudo do Turismo Cultural, contribuíram para o reforço da identidade local e das relações cotidianas, sendo ressaltado pela moradora Maria Raimunda: “nós, negros, precisamos ser vistos e valorizados pelas outras pessoas, e é de trabalhos como este que precisamos para melhorar nossa vida, da mesma maneira ele nos faz sentir mais orgulhosos da história que possuímos, pois sabemos que nossa cultura é valorizada”. No entanto, aspectos relacionados à educação, saúde, infraestrutura básica (incluindo a melhoria da estrada de acesso ao povoado) e comunicação com o meio externo devem ser priorizados para o desenvolvimento da comunidade, esta que possui um povo de espírito coletivo e hospitaleiro, sempre pronto para bem receber seus visitantes. “Esta experiência tem contribuido muito para mim e para os demais acadêmicos participantes desta expedição, pois somos conscientes da nossa responsabilidade social enquanto cidadãos e futuros profissionais do Turismo e da Hotelaria”, declara o acadêmico de Turismo Eriberto Sousa.


A equipe da Expedição de Estudo do Turismo Cultural agradece a todos os representantes das organizações do município e a Associação dos Moradores de Jamary dos Pretos que colaboraram para a realização das atividades propostas.


Revisão de texto: Késia Andrade
http://www.ufma.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário