segunda-feira, 11 de julho de 2011

MA: Chuvas do 1° semestre superam as de 2010

Conforme dados do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o volume de chuva dos seis primeiros meses deste ano já supera em quase o dobro os índices pluviométricos registrados em 2010. Até junho, choveu 2.189,6 mm em São Luís. A previsão é de que as chuvas prossigam até o fim do período de transição, que deve acontecer em meados de agosto.




Em 2010, choveu pouco mais de 1.300 mm, enquanto nos seis primeiros meses deste ano os índices revelaram praticamente o dobro dos números. Em janeiro, o registro foi de 465,4 mm; em fevereiro, 345,0mm; em março, 331,8 mm; em abril, 484 mm - sendo o mês mais chuvoso do ano até agora -; em maio, 375,2 mm, e junho, 188,2 mm.



O índice também foi menor que o de 2009. Em março, abril e maio - os três meses mais chuvosos de 2009 -, o volume de chuvas foi 2.144,2 mm, praticamente o dobro do registrado em 2010. Já em 2008, choveu aproximadamente 2.330 mm, sendo considerado o ano com maior índice pluviométrico da última década.



Somente neste mês, a previsão é de que chova 131 mm, superando o ano passado, quando foi marcado 81,8 mm nos medidores meteorológicos. O aumento dos índices se deve ao contraste térmico que tem acometido São Luís. "O contraste acontece entre as temperaturas da



Ilha e do oceano. Chove e faz calor nessa época", informou Hallan Cerqueira, meteorologista do Laboratório de Meteorologia da Uema.



Ele disse que durante este mês a maior probabilidade é de que as chuvas aconteçam no período da tarde. "Pela manhã, o sol esquenta a Ilha, formando as nuvens. À tarde chove, resultado do que houve pela manhã", esclareceu Hallan Cerqueira.


As chuvas devem prosseguir até meados de agosto, quando será encerrado o período de transição entre a época chuvosa e a de estiagem. "Em agosto, deve começar a estiagem; outubro deverá ser novamente o mês mais seco e quente, e em novembro voltamos à transição", explicou.
No Maranhão, a expectativa é que os índices também sejam maiores que os do ano passado, em decorrência da presença do fenômeno La Niña, que causa chuvas intensas e que foi responsável pelas inundações que aconteceram em 2009 em grande parte do estado.
 
Por: Thamirys D´Eça- Da equipe de O Estado
http://imirante.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário