domingo, 17 de julho de 2011

MA: Falta de transporte aumenta riscos de viagens para Alcântara

Ao pensar em férias, uma das coisas que vem à mente é viajar. E no Maranhão, destino é o que não falta. Alcântara é um dos que entra na lista dos mais procurados, não por turistas, mas também pelos próprios maranhenses. Segundo informações do gerente da empresa Navegações Pericumã, José Marinho, que realiza viagens para o município, o número de pessoas que procuram a cidade histórica cresceu cerca de 50%, no período. Mas se por um lado, este aumento representa crescimento nos lucros das empresas, por outro, reflete a preocupação com a segurança que estas embarcações oferecem no transporte de passageiros.



Marinho fala que todos os dias, uma equipe da Capitania dos Portos realiza a fiscalização dos serviços oferecidos pelas empresas, além de vistoriar as embarcações para verificar se estão sendo tomadas todas as medidas de segurança necessárias, para a realização das viagem no decorrer do dia. "A preocupação deles é saber em uma hora de viagem para o local, é oferecidas todas as condições de segurança aos passageiros como a presença nos barcos, de coletes salva-vidas, bóias, extintores de incêndio, entre outros equipamentos", conta o gerente da Navegações Pericumã, empresa responsável pela única lancha que, atualmente, realiza a viagem para o município, a Diamantina.
Também, uma das grandes preocupações da Capitania dos Portos é quanto à superlotação das embarcações, tendo em vista o histórico de acidentes em águas maranhense ocasionados por tal problema. Marinho concorda que esta cobrança é válida, uma vez que o transporte de pessoas é algo muito sério. "A Diamantina tem capacidade para 167 pessoas e nunca colocamos mais do que isso, porque a segurança às vidas está acima de tudo. Muitas vezes, alguns passageiros insistem quando chega à lotação máxima, mas nós sempre barramos, prevenindo não só qualquer responsabilização da empresa, como também não colocando em risco vida do passageiro", frisa José Marinho.
Fluxo de passageiros

Atualmente são realizadas duas viagens ao dia, dependendo da vazão da maré. O transporte é feito por uma única lancha, a Diamantina, pois a Bahia Star, outra lancha que fazia o transporte está com as atividades suspensas, mais três iates e três catamarães, que possuem capacidade para, em média, 90 e 40 passageiros, respectivamente.


De acordo com a atendente do guichê da empresa Navegações Diamantina, Nelma Pinheiro, o fluxo de passageiros aumentou cerca de 50% em relação aos períodos normais. Cerca de 80 a 100 passagem estão sendo vendidas diariamente, com o advento das férias. E apesar de São Luís receber muitos turistas neste período, a maioria dos passageiros, segundo a atendente, são maranhenses. "São poucos os turistas que estão fazendo as viagens. São mais pessoas daqui de São Luis e do interior do estado", revela Nelma.

O estudante Igor Nascimento Lopes, 22 anos, é um desses. Ele já visitou a cidade antes, mas resolveu fazer um novo passeio no local. O motivo era acompanhar os tios de sua namorada que são do Paraná e estão visitando o Maranhão. "Estou levando eles para conhecerem as belezas históricas e naturais da cidade e aproveitar para revê-la também", disse ele.

Os acompanhantes de Igor são a professora Célia Ribeiro da Silva e o servidor público, Sérgio Ubiratan, que são casados e aproveitaram as férias para vir à ilha, onde já estão há uma semana. Agora, aproveitam o último fim de semana de estadia na cidade para conhecer Alcântara. "Disseram-nos que a cidade é muito bonita, por isso vamos lá conferir. Apesar de meu marido já ter vindo outra vez no Maranhão, ele não pôde ir lá, mas agora não perderemos a oportunidade", diz Célia.
Personagem da notícia

Elias Mesquita Lopes, 39 anos, é natural de Imperatriz e aproveitou o período de férias para visitar os parentes em São Luís. E com sua esposa, dois filhos e sogra aproveitaram o fim de semana para ir à Alcântara. "Já fui para lá duas vezes, mas estou indo tanto para me divertir como também para levar minha esposa, as crianças e a avó deles para conhecer a cidade, pois ainda não foram lá", conta ele.Quanto à segurança oferecida pelas embarcações, ele revela que a qualidade delas melhorou muito, se considerar outras viagens que já fez. "Agora tem coletes salva-vidas para todos e vários outros equipamentos que nos dão mais segurança. Está bem melhor, o que nos deixa mais tranqüilos nas viagens", diz ele.
 
Por: O Imparcial
http://www.oimparcial.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário