terça-feira, 17 de janeiro de 2012

UFMA descobre nova espécie de peixe na Ilha do Cajual, em Alcântara

Fóssil foi chamado de França Equinocial para homenagear os 400 anos de São Luís


Professores do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) divulgaram ontem um estudo sobre um fóssil de uma nova espécie de peixes dipnoicos (com pulmões) descoberto na Ilha do Cajual, Alcântara. A espécie foi denominada pelos docentes como Equinoxiodus alcantarensis, também chamado de França Equinocial, uma homenagem ao primeiro nome do norte maranhense. A descoberta, segundo os pesquisadores da UFMA, foi uma das primeiras homenagens aos 400 anos de São Luís.


A espécie França Equinocial, tinha como habitat o rio, lagos e lagoas do norte do Maranhão. O peixe tem idade meso-Cretácia e provavelmente viveu em território maranhense entre 99 milhões e 95 milhões de anos.
Divulgação - A espécie foi batizada em artigo científico publicado na última edição do periódico Anais da Academia Brasileira de Ciências, sediado no Rio de Janeiro. A publicação é fruto da parceria entre pesquisadores da UFMA, da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) de Rio Claro. "Um novo achado como este tem implicações diretas no esclarecimento da história evolutiva de outras espécies conhecidas, inclusive em outras regiões do planeta", afirmou o professor doutor Manuel Alfredo Medeiros, do laboratório de Paleontologia do Departamento de Biologia da UFMA.

Ainda segundo o professor Alfredo Medeiros, no comunicado divulgado ontem pela UFMA, um trabalho publicado em 2010, por pesquisadores franceses e chineses, com a colaboração do laboratório de paleontologia da UFMA, revelou detalhes importantes sobre o clima do norte maranhense no período cretáceo.

Os pesquisadores acreditam que na Ilha do Cajual há 95 milhões de anos, havia um clima predominantemente seco, tendendo à aridez. Também evidenciou-se uma temperatura média mais alta que as registradas atualmente em ambientes áridos. Esse clima, conforme os pesquisadores, propiciou o desenvolvimento desta nova espécie de peixe.

http://imirante.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário