quarta-feira, 25 de abril de 2012

Rio+20: Expo “Água, rios e povos” acontecerá na Cúpula dos Povos

No último dia 13 de abril, aconteceu em Brasília-DF, no prédio anexo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), reunião preparatória em que foi anunciada a realização da Exposição “Água, rios e povos” durante a Rio + 20, na Cúpula dos Povos. Participaram da reunião o diretor da Fundação France Libertés, André Abreu Almeida; representantes do MMA (Franklin Júnior, Adriana Lustosa e Larissa Malty); o diretor do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), Marcos Dal Fabbro; o diretor da ITAIPU Binacional, Nelton Miguel Friederich; o assessor da Presidência da Agência Nacional de Águas (ANA), Marco Neves; a representante do Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), Alexania Rossato; a representante do Centro de Estudos Transdisciplinares da Água (CET-Água), Profa. Vera Catalão; o consultor Ricardo Burg (Ministério da Educação); o assessor da ITAIPU, Sidney Carlos Silva; a representante do Movimento Serra da Gandarela, Alice Okawara; e a representante do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), Lara Montenegro.

Com o objetivo de desenvolver um olhar crítico e sensibilizador sobre a questão da água no mundo, a exposição já circulou por diversos países levando imagens sobre a água, os conflitos a ela relacionados e também as soluções exitosas, promovendo debates por meio de conferências cidadãs, na busca de novas abordagens e soluções para a crise da água, reflexo da crise de valores que permeia as várias dimensões da sociedade contemporânea.

A concepção da exposição partiu do professor emérito da Universidade de Zaragoza, Espanha, Pedro Arrojo Agudo (saiba mais aqui), sendo coordenada no Brasil pelo diretor da Fundação France Libertés, André Abreu, que também coordena o tema Água na Cúpula dos Povos. A Fundação France Libertés foi criada por Danielle Mitterrand e é referência internacional na defesa do acesso universal à água. As inscrições de atividades para a Cúpula dos Povos vão até o dia 5 de maio, saiba mais aqui.

A Exposição fotográfica “Água, rios e povos” será instalada no Pavilhão Azul da Cúpula dos Povos, no período de 13 a 23 de junho, devendo contar com 18 casos internacionais e 6 brasileiros, dentre os quais o Programa “Cultivando Água Boa” da ITAIPU Binacional, projetos do MAB e o Programa Um Milhão de Cisternas, parceria do Ministério de Desenvolvimento Social com a Articulação do Semi-Árido (ASA).

A passagem da mostra pelo Brasil prevê a articulação de uma rede de atores e instituições engajados no debate da água como elemento simbólico, social, político, econômico e ambiental de suma importância.

Passada a Rio + 20, existe a possibilidade de a Expo circular por outras cidades brasileiras, dentre as quais Brasília, e pelo território da Bacia do Prata. Saiba mais sobre a exposição em: http://www.aguariosypueblos.org/

http://comunidadedasaguas.ning.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário