segunda-feira, 4 de junho de 2012

Núcleo de Meio Ambiente é estruturado pelo Disque Denúncia

São Luís - Em ocasião ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Disque Denúncia Maranhão divulga dados alarmantes: um acréscimo de 22% no número de denúncias relacionadas a crimes ambientais. Compreendendo a importância da preservação do meio ambiente na vida de todos nós e com intuito de sensibilizar a sociedade civil, autoridades locais, e ainda meios de comunicação, em favor do meio ambiente, a central, que já funciona no Maranhão há quatro anos, inicia um projeto de Núcleo de Meio Ambiente (NMA).



A iniciativa visa um melhor gerenciamento desse tipo de denúncia, que ocupa, segundo o banco de dados da central o 8º lugar, e têm como as irregularidades mais denunciadas: poluição do ar, maus tratos contra animais e queimadas/desmatamento. A noção de sustentabilidade necessariamente deve ter início nos primeiros anos da vida escolar, com o intuito de se obter a integração da escola e comunidade. "O núcleo será estruturado e promoverá ações de conscientização e educação ambiental em escolas e associações comunitárias, para que além da pratica da denúncia possamos estimular de fato a conscientização ambiental", explicou Hellen Araújo, coordenadora do Disque Denúncia.

Na última sexta-feira (01), o NMA compareceu na abertura da Semana Ambiental organizada pelo IBAMA. O evento que ocorre na sede do órgão (Av. dos Holandeses, Calhau), e que se estende até essa quarta-feira (06), contou com a palestra do Geógrafo Celso Filho, gerente do núcleo, que na oportunidade explicou sobre a importância da central e dados de irregularidades ambientais."A principio estamos estruturando uma rede para a melhor operacionalização dessas denúncias. As questões ambientais estão diretamente ligados na qualidade de vida da população e a emergência sobre o tema deve ser estratégico e inserido em todas as esferas da sociedade", concluiu o gerente.

Nos moldes do projeto do Núcleo de Violência Doméstica, que já trabalha há um ano no Maranhão, o NMA busca parcerias para que a estruturação seja concluída até o final desse mês, onde na ocasião será comemorado os quatro anos do Disque Denúncia.

Conheça alguns crimes ambientais que podem ser denunciadas:

- Poluição das águas

- Poluição do ar

- Lixo acumulado

- Desmatamento florestal

- Extração irregular das árvores

- Queimadas

- Balões

- Caça ilegal de animais

- Maus tratos contra animais

- Extração irregular do solo

- Guarda/ comércio de animais

Funcionando 24 horas, o Disque Denúncia está preparado para receber esses e outros tipos de denúncia, basta ligar [3223 5800 - capital e 0300 313 5800 - interior].

www.oimparcial.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário