sábado, 23 de junho de 2012

Período de queimadas tem início no Maranhão

Região sul do estado deverá ser a mais afetada deviso à estiagem.
Maior incidência de incêndios florestais acontece entre agosto e setembro.



                                                          


O período de queimadas em todo o Maranhão começou e a situação mais crítica está na região sul do estado, que sofre com a estiagem. Neste ano, serão formados 10 brigadas de combates a incêndio florestais com o interesse de evitar a propagação do fogo nas principais áreas de preservação permanente.


O tempo seco e a velocidade do vento fazem as chamas se propagarem rapidamente e o fogo usado geralmente para renovar o pasto ou para preparar as roças invade a vegetação e ameaça o ecossistema das florestas. Várias fotos de satélite do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial revelam que no Maranhão já foram identificados, só este ano, mais de quatro mil focos de incêndio. Para tentar controlar a situação, estão sendo contratados, em todo o estado, mais de 150 brigadistas que irão atuar em 10 municípios onde há o maior risco de queimadas.

Os incêndios florestais tem maiores chances de acontecer entre os meses de agosto e setembro, uma ameaça para paraísos ecológicos, como o Parque Nacional da Chapada das Mesas. Nesta reserva, uma equipe de 21 brigadistas trabalhará dentro e no entorno do Parque Nacional, que possui cerca de 160 mil hectares e já teve grande parte de sua vegetação do cerrado destruída pelo fogo. O Instituto Chico Mendes, que administra a unidade de conservação,  pretende fazer, também, na tentativa de evitar os incêndios, um trabalho educativo com os agricultores e produtores da região.

Luciana Machado, chefe do Parque Nacional da Chapada das Mesas, explica que, neste período, precisam contar com a ajuda de quem utiliza a área: "este é o período mais crítico para a gente, pois é o mais seco e a quantidade de chuvas diminui bastante, então temos uma necessidade muito grande de que os agricultores aprimorem suas atividades com o fogo dentro das áreas de plantio, roçado e pecuária. Nós, então, capacitamos os a utilizarem a queima controlada, através de técnicas e métodos que evitem a propagação dos incêndios”, explicou ela.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

Nenhum comentário:

Postar um comentário