terça-feira, 2 de outubro de 2012

MA realiza I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional


Evento promoverá o debate de abrangência estadual, mas com olhar macrorregional e nacional
O Maranhão vai realizar a I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional, no Praia Mar Hotel (Ponta d’Areia), de quarta (3) a sexta-feira (5). O evento é resultado de uma parceria entre o Ministério da Integração, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan).
A etapa tem por objetivo principal promover o debate de abrangência estadual, mas com olhar macrorregional e nacional, do qual resulte princípios e diretrizes para a nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).
Representantes do setor público, do setor empresarial, organizações da sociedade civil e instituições de ensino superior divididos em Grupos de Trabalho para debater os temas. A conferência foi dividida nos eixos temáticos: “Governança, Participação Social e Diálogo Federativo”; “Financiamento do Desenvolvimento Regional”; “Desigualdades Regionais e Critérios de Elegibilidade”; e “Vetores de Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade”.
A Conferência no Maranhão será feita em etapa única, com número de participantes limitados. Além dos debates nos painéis e palestras, também haverá priorização de propostas e serão escolhidos os delegados do Estado do Maranhão para as demais etapas da Conferência. As Macrorregionais, nas quais o Maranhão faz parte, acontecem de 17 de outubro a 15 de novembro e a Etapa Nacional será de 12 a 14 de dezembro. A ocasião é propícia para reflexão e avaliação do desenvolvimento do Nordeste. Uma nova política nacional de desenvolvimento regional pode ajudar a construir maior equilíbrio social e econômico do país.
O número de participantes é limitado para 150 participantes. As inscrições prévias em fichas específicas podem ser feitas através do seguinte endereço eletrônico: cedr2012@seplam.ma.gov.br.

Por: Seplan

Nenhum comentário:

Postar um comentário