segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Ministra em comissão da ONU

 


Divulgação/Rádio ONU Izabella: diálogo é fundamental Izabella: diálogo é fundamental

Painel de Alto Nível de Pessoas Eminentes para a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 definirá ações que substituirão as Metas do Milênio


Lucas Tolentino

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, será a única brasileira a integrar o Painel de Alto Nível de Pessoas Eminentes para a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015. A nomeação foi feita pelo secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, em meio à Assembleia Geral da entidade, que ocorre nesta semana em Nova York. A promoção do desenvolvimento aliado à sustentabilidade está entre as principais funções do grupo.

O painel concentra 26 pessoas notáveis de todo o mundo, entre governantes, empresários, pesquisadores e integrantes da sociedade civil. A equipe discutirá ações para serem seguidas pelos países depois de 2015, quando se encerrerá o prazo estabelecido pelas Metas de Desenvolvimento do Milênio. Os trabalhos serão feitos em parceria com o grupo intergovernamental criado pela Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), realizada, em junho, no Rio de Janeiro. 

DESAFIOS

Paralelamente à Assembleia-Geral, Izabella Teixeira e os demais membros se encontraram pela primeira vez para a reunião inaugural do grupo. De acordo com ela, os desafios são estimular a economia verde depois de 2015 e avançar nos resultados da Rio+20. "A Rio+20 reafirmou a visão sobre desenvolvimento sustentável num mundo que precisa caminhar para a paz e fortalecer os ambientes de negociação e diálogo no multilateralismo", defendeu a ministra. 

A chefia do Painel de Alto Nível será dividida entre os presidentes da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, e da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, e o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron. Izabella foi designada para integrar o grupo no lugar da presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Vanessa Petrelli, que pediu demissão do posto. 


Atenciosamente,
Secretaria Executiva
Consulte a Agenda de reuniões do Conselho em nossa página na internet:

Nenhum comentário:

Postar um comentário