quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Entrega do Prêmio Fapema 2012 será nesta sexta-feira (23)

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) realiza, nesta sexta-feira (23), às 19h, no Hotel Luzeiros, em São Luís, a solenidade de premiação dos pesquisadores vencedores do Prêmio Fapema 2012. O evento será presidido pelo vice-governador, Washington Oliveira; pela secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Rosane Guerra; e pelo presidente da Fundação, Antonio Luiz Amaral Pereira.

O Prêmio Fapema, que este ano tem como tema “Ciência, Tecnologia e Cultura na Promoção do Desenvolvimento Regional Sustentável”, é a maior premiação cientifica do Norte/Nordeste. Este ano, vai premiar 39 pesquisadores maranhenses. O objetivo do prêmio, que está na sua oitava edição, é reconhecer o talento dos pesquisadores locais e estimular a divulgação cientifica e tecnológica do Maranhão.

Foram premiados os trabalhos mais inovadores e importantes para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação do Estado. As premiações em dinheiro, que somam R$ 200 mil, serão distribuídas em nove categorias: Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertação Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Divulgação Científica, Inovação Tecnológica, Desenvolvimento Humano e Empresa Inovadora.

Puderam concorrer ao prêmio alunos de ensino médio e graduação, mestres, doutores, pesquisadores, inventores e responsáveis por empresas inovadoras e pessoas que tenham contribuído para preservação dos bens imateriais e “saberes populares”.

Durante a cerimônia de premiação, além dos pesquisadores, também serão homenageadas instituições e pessoas que tem sido parceiras no desenvolvimento científico e tecnológico do Maranhão, como São Luís Shopping, Vale, Eletronorte, Sebrae, Federação das Industrias do Estado do Maranhão (Fiema), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Secretaria de Cultura, Olga Simão e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Rosane Guerra. Também vão ser homenageadas as quebradeiras de coco do município de Itapecuru, vencedoras do Prêmio Finep com o projeto “Padaria Comunitária com Aproveitamento do Mesocarpo de Babaçu.
Pesquisas
Foram premiados trabalhos em diversas áreas. Na de Ciências da Saúde e Biológicas, Arthur André Castro da Costa, pesquisou sobre “A avaliação do efeito do extrato bruto hidroalcoólico das folhas de Chenopodium ambrosioides na migração celular em inflamação subaguda”; Arlley Cleverson Belo da Silva conquistou o prêmio com uma pesquisa sobre o “Efeito do veneno do escorpião Tityus serrulatus sobre a migração de células imunológicas e sobre a produção de citocinas inflamatórias”.

O pesquisador Aramys Silva dos Reis avaliou a “Caracterização histológica, imunofenotípica e produção de citocinas em camundongos portadores de tumor de Ehrlich na forma sólida”. A “Fenologia e atributos reprodutivos de espécies ocorrentes em restinga no Maranhão” foi pesquisada por Éville Karina Maciel Delgado Ribeiro. Ainda na área biológica, o pesquisador Victor Elias Mouchrek Filho avaliou a “Caracterização química e avaliação da atividade moluscicida do óleo essencial da pimenta Dioica lindl frente ao caramujo transmissor da esquistossomose (Biomphalaria glabrata).

Também foram premiados Mayara Cristina Pinto da Silva, com a pesquisa “Óleo de babaçu: potencial adjuvante na imunização com ovalbumina”; Carlos Eduardo Pereira Ruios, com a “Eficácia do tratamento profilático com extrato bruto hidroaclcoólico de Chenopodium abrosioides l. e da fração hexânica na sepse”; e Antônio Augusto Moura da Silva, com “Violência doméstica, uso de drogas e cesáreas: fatores humanos associados ao nascimento pré-termo em São Luís”.

Na área de Ciências Humanas e Sociais, Vinicius Augusto Vieira Sousa, foi vencedor com o projeto “Act to correct: estratégia para o controle de geração de RCD – uma proposta contra o desperdício de materiais na construção civil, segundo uma perspectiva ambiental”; Luís Henrique Serra, apresentou o projeto “Ciência, tecnologia e cultura para o desenvolvimento sustentável do Maranhão: um glossário eletrônico da cana-de-açúcar do Maranhão”; Ana Carolina Pires Miranda se debruçou na pesquisa sobre “Povos e comunidades tradicionais: análise do processo de construção sociológica e jurídica da expressão” e foi contemplada.

Também foram vencedores nesta área os projetos de Benjamin Alvino de Mesquita, sobre “A dinâmica econômica recente em área periférica: as mudanças na estrutura produtiva do Maranhão; e Marcus Ramúsyo de Almeida Brasil, falando sobre “O Reggae no Maranhão: música, mídia e poder”.

Nas Ciências Exatas e Engenharias, a “Avaliação físico-química de aguardantes de mandioca (manihot esculenta c.) – tiquira, de alguns municípios do estado do Maranhão”, levou o prêmio com o pesquisador David Costa Campelo. Já o pesquisador Francisco Eduardo Paiva Silva e Silva venceu falando sobre a “Degradação catalítica de pesticida por meio aquoso mediante processos oxidativos avançados (POAS)”.

Também foram premiados James Werllen de Jesus Azevedo, com a pesquisa sobre “Assoreamento em ambientes costeiros e seus efeitos sobre a sustentabilidade ambiental: estudo de caso da embocadura estaurina de São Luís”; e Arisfófanes Corrêa Silva, com a pesquisa sobre “Metodologia computacional inteligente para detecção automática de nódulo pulmonar baseado em tomografia computadorizada”.

No campo das Ciências Agrárias, foi vencedor Michael Douglas Roque Lima, que fez uma “Avaliação simplificada de impacto ambiental no riacho Açailândia no município de Açailândia – MA”; enquanto a pesquisadora Larissa Brandão Portela, foi contemplada com a pesquisa “Metanálise dos níveis de lisina em rações de suínos: recomendações para otimizar o desempenho e reduzir custos”.

Outra vencedora foi Lidiane Soares Pereira Carvalho, que pesquisou a “Identificação dos genes toxigêncios em estirpes de Stachylococcus aureus isoladas de leite cru refrigerado, leite pasteurizado e queijos provenientes de laticínios do estado do Maranhão, Brasil”. Na mesma área, Alana das Chagas Ferreira Aguiar, trabalha o “Aperfeiçoamento dos agrossistemas familiares maranhenses com ênfase nos seus gargalos principais: disponibilidade e eficiência do uso de nutrientes e manejo de plantas daninhas”.

Na categoria Difusão Científica, o jornalista José de Ribamar Ferreira Júnior venceu com a reportagem “Segurança com Resíduos”; e na categoria Desenvolvimento Humano, Catia de Oliveira do Carmo Moraes pesquisou sobre “Vida de quilombo – a conservação da biodiversidade e da paisagem em território quilombola de Bacabal-MA.

www.jornalpequeno.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário