segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Governo do Estado e MDA traçam estratégias para manter jovens no campo


Traçar estratégias para permanência de jovens e agricultoras nos municípios maranhenses, por meio do Plano Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), foi o tema da II Oficina com Parceiros da Rede de Apoio no Maranhão, realizada em São Luís, nos dias 8 e 9 deste mês, no auditório do Litorânea Praia Hotel. A rede é formada por representantes de entidades, técnicos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes).

Dados do MDA mostram que a população rural do país está envelhecendo sem que haja sucessão familiar no trabalho da agricultura, devido ao êxodo de jovens e agricultoras para as capitais. Mesmo assim, cerca de 52% da juventude maranhense ainda moram na zona rural. “Existem programas específicos do Ministério do Desenvolvimento Agrário que possibilitam renda e qualidade de vida à juventude e às agricultoras. Nosso objetivo é informar a operacionalidade desses programas do Crédito Fundiário nas comunidades”, explicou o diretor do Departamento de Crédito Fundiário da Sedes, Misael Moraes Leite.

Os programas voltados a esses públicos são “Nossa primeira Terra”, desenvolvido para as faixas etárias dos 18 aos 37 anos; e o “Selo Mulher”, destinado às mulheres que vivem na zona rural.

Segundo o diretor substituto do Departamento Nacional do Crédito Fundiário, Francisco das Chagas Ribeiro Filho (Chicão), os programas oferecem incentivos financeiros para aquisição da terra, com juros de 2% ao ano, podendo ser pagos de 17 a 20 anos com bônus de 50% àqueles que pagarem dentro do prazo, conforme exigências determinadas nos programas.

Chicão Filho explicou também que a infraestrutura (casa, água e energia) nas localidades rurais pode ser viabilizada com recurso não reembolsável para instalação de projeto produtivo. “Os projetos produtivos mais comuns na zona rural são voltados para apicultura, hortas e artesanato”, assinalou.

Entre os temas discutidos na II Oficina com Parceiros da Rede de Apoio do Maranhão, destaque para o Plano Nacional de Crédito Fundiário (PNCF); apresentação de experiência exitosa de jovens e mulheres beneficiários (as) do PNCF; e trabalhos em grupo - construção das propostas para o fortalecimento dos jovens e agricultoras no programa.

Participaram da oficina, representantes do Instituto de Desenvolvimento Rural do Maranhão (Iderma), Gel Ambiental, Bioterra: organização não Governamental de Estudos e Projetos Socioambientais e Agroecológico, Solo Consultoria Ltda, DJ Consultoria, Cooperativa de Serviços Técnicos (Coosert), Centro Familiares de Formação por Alternância (Ceffas), Cooperativa de Profissionais Autônomos do Estado do Maranhão (Cooprama) e do Banco do Nordeste.

www.ma.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário