segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Setres dá início à recepção de seguro desemprego para pescadores

Pescadores artesanais, que exercem atividade de forma individual e em regime de economia familiar, já podem dar entrada no pedido de seguro-desemprego durante o período de defeso. Nessa época, as atividades de pesca são vetadas por ser o tempo de reprodução de peixes e crustáceos.
 
De acordo com o secretário de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy, cerca de 65 mil pescadores do estado devem receber o benefício. “Os defesos de espécies nativas aqui no estado se encerram somente em março do ano que vem. Até lá, esses trabalhadores ficam desprovidos de qualquer tipo de renda. O pescador artesanal deve ficar atento ao período de início e término de cada defeso”, alertou.
 
No Maranhão, são três os defesos vigentes: o que proíbe a pesca nas bacias hidrográficas dos rios Pindaré, Maracacumé, Mearim, Itapecuru, Corda, Munim, Turiaçu, Flores, Balsas e Grajaú, bem como, em Igarapés, lagos, barragens e açudes públicos do estado; o que proíbe a pesca na bacia do Rio Parnaíba; e o que proíbe a pesca de arrasto com tração motorizada na captura de espécies de camarões rosa, sete barbas e branco.
 
Nos municípios que se enquadram na abrangência do defeso e não possuem agência do Sine, a Secretaria de Trabalho providenciou equipes móveis para a recepção dos pedidos de seguro-desemprego. Entre as cidades contempladas, estão Viana, Penalva, Turiaçu, Carutapera, Godofredo Viana, Cândido Mendes, Luiz Domingues, Cajari, Vitorino Freire, Santa Luzia, Altamira do Maranhão, Brejo de Areia, Arari, Icatu, Morros, Axixá, Cachoeira Grande, Barreirinhas, Bacabeira, Timon, Governador Archer, Gonçalves Dias, Governador Eugênio Barros, Dom Pedro, Senador Alexandre Costa, Alcântara, São José de Ribamar, Apicum-Açú, Serrano, Bacuri, Cururupu, Central do Maranhão, Cedral, Mirinzal, Guimarães, Porto Rico, Miranda do Norte, Matões do Norte, Cantanhede, Pirapemas, São Mateus, Santa Rita, Presidente Juscelino, São Domingos, Fortuna, Jatobá, Colinas, Mirador, Satubinha, Matinha, Olinda Nova, Itapecuru, Nina Rodrigues, Presidente Vargas e Porto Rico.
 
As equipes móveis do Sine começaram a atender os municípios já nesta semana. Os municípios que ficaram de fora desta lista serão atendidos pela Superintendência Regional do Trabalho (SRTE-MA).
O benefício do seguro desemprego é federal e tem o valor do salário mínimo nacional, R$ 622,00. O seguro-desemprego é recebido pelos beneficiados durante quatro meses.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário