sábado, 1 de dezembro de 2012

Prêmio Fapema 2012”: pesquisa sobre o mastruz e seus efeitos medicinais


Série “Ganhadores do Prêmio Fapema 2012”: pesquisa sobre o mastruz e seus efeitos medicinais
O estudante do Colégio Universitário, Artur André Castro da Costa, foi premiado na categoria Pesquisador Júnior (à esq.)







SÃO LUÍS - Com 18 anos de idade, o estudante do Colégio Universitário, Artur André Castro da Costa, se destacou entre os premiados pela Fapema este ano. Premiado na categoria Pesquisador Júnior, Artur concorreu com a pesquisa intitulada Avaliação do Efeito do Extrato Bruto Hidroalcóolico das Folhas de Chenopodium Ambrosioides na Migração Celular em Inflamação Subaguda, que avalia a migração celular no desenvolvimento da inflamação e analisa a celularidade dos órgãos linfóides.

Chenopodium Ambrosioides é o nome científico dado à erva popularmente conhecida como mastruz. O trabalho de pesquisa, que está vinculado ao projeto de doutorado do professor do Colun Wanderson Silva Pereira, testa a eficácia do matruz como antiartrite. “O nosso foco era descobrir se o mastruz tinha efeito anti-inflamatório em inflamações subagudas e, a partir das pesquisas em laboratórios, nós concluímos que sim, ele tem ação anti-inflamatória”, aponta Artur.

Ele explica que, para simular uma Inflamação Subaguda - que possui os mesmos tipos de células, mas possui tempo menor de ação que uma inflamação aguda - se utiliza o procedimento denominado “Bolha de Ar”, uma aplicação de ar na parte dorsal do animal em teste (camundongos) entre a última camada da pele e o músculo; e “é justamente esse espaço que vai fazer com que o corpo do animal entenda aquilo como uma ameaça e comece a migrar as células. O animal não sente dor, e consegue simular justamente o que queremos, a inflamação subaguda”.

Segundo o estudante, as células presentes na inflamação subaguda são muito similares às células que estão presente na artrite reumatoide. A partir dessa análise, a pesquisa se direcionou para constatar se o mastruz possui a capacidade de regredir o quadro da artrite reumatoide. “O foco inicial era saber se o mastruz era anti-inflamatório, o que se confirmou. Agora estamos na expectativa de regressão do quadro da doença, que será estudada a partir de outras pesquisas”, relata o estudante.

Artur André, que já foi premiado na SBPC Jovem, conta que há muito tempo se identifica com a área da saúde e pretende seguir carreira nesse ramo. “Ganhar o prêmio foi satisfatório, mas o melhor é saber que com o empenho tive um bom resultado. Isso me motiva e me deixa feliz por trabalhar em um projeto que está dando certo”, coloca.

Legenda da foto: Artur André Castro da Costa e seu orientador, Wanderson Silva Pereira, ao lado do Vice-Governador do Maranhão, Washington Luiz de Oliveira e da Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, professora Rosane Nassar Guerra 

www.ufma.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário