sábado, 12 de janeiro de 2013

IPHAN e UNESCO oferecem curso à distância de Patrimônio Imaterial

Estão abertas as inscrições, até o dia 8 de fevereiro, para o curso “Patrimônio Imaterial: fortalecendo o Sistema Nacional”, uma realização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da UNESCO através do Projeto Difusão da politica do patrimônio cultural imaterial no Brasil e com coordenação técnica da Inspire | Gestão Cultural. Com aulas ministradas à distância, pela internet, o curso acontece entre os dias 1º de março e 4 de maio. Serão oferecidas 200 vagas para profissionais de todo o Brasil. A iniciativa faz parte das comemorações dos 10 anos da Convenção de 2003 para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial.

O curso, estruturado em oito disciplinas, tem como objetivo fortalecer as capacidades locais para estruturação e execução de políticas de patrimônio imaterial, nos estados e municípios brasileiros, por meio da capacitação de gestores culturais para atuarem na salvaguarda do patrimônio cultural imaterial – legislação, identificação, reconhecimento, apoio e fomento à sustentabilidade. Pretende-se assim, fomentar o Sistema Nacional de Patrimônio Cultural. Será possível ainda analisar e discutir os principais conceitos relacionados ao patrimônio cultural brasileiro em suas diferentes dimensões e interações com aspectos de identidade, território e meio ambiente.

O público-alvo é formado por profissionais que já atuam no campo da cultura, que estão interessados em aprofundar conhecimentos nas áreas de mapeamento, inventários, pesquisas e ações de reconhecimento de bens culturais como patrimônio, bem como sobre a política federal de salvaguarda do patrimônio imaterial e as ações desenvolvidas nessa área. 

Nos primeiros dias do curso, será ministrada a disciplina “Ambientação em EAD”, que tem como objetivo quebrar uma possível resistência dos alunos em relação à aprendizagem virtual, otimizar a utilização dos recursos da plataforma do curso e explicitar a metodologia adotada.

Também serão oferecidas as disciplinas “Tratando de Conceitos”, que discute Referências Culturais e patrimônio; “Comunidade e Gestão do Patrimônio”, que apresenta e discute metodologias de fomento à participação; “Convenção 2003 da UNESCO”, sobre a estrutura geral da UNESCO e da convenção, além de objetivos e órgãos; “Legislação Brasileira (PNPI, Estados e Municípios)”, sobre a institucionalização do patrimônio como campo de estudos e ação política no Brasil; “Instrumentos de gestão e políticas de fomento”, “Intersetorialidade, Patrimônio e Desenvolvimento” e “Instrumentos e 2 práticas de salvaguarda”, que discute os instrumentos de Inventário, Registro, Planos de Salvaguarda, Políticas de Incentivos Fiscais, Educação Patrimonial e Tutela Penal do Patrimônio Cultural.

O curso tem a coordenação de conteúdo de Lucas dos Santos Roque e o corpo docente* é formado por Patrícia Faria, Letícia Vianna, Lucas dos Santos Roque, Mário Pragmacio, Juliana Santilli e Maria Elizabeth Costa.

SERVIÇO 

Curso: Patrimônio Imaterial: fortalecendo o Sistema Nacional – EAD
Inscrições: até 08 de fevereiro, pelo site www.inspirebr.com.br
Seleção: até 20 de Fevereiro
Período do curso: de 1º de março a 4 de maio de 2013
Número de vagas: 200
Custo: Gratuito
Carga horária: 65 horas total

*Corpo docente:

Prof. Patrícia Faria (Ambientação em EAD) - Graduada em Psicologia pela UFMG; Especialista em Planejamento e Gestão Cultural pelo IEC/PUC_Minas; Coordenadora, desde 1992, da Escola Livre COMUNA S.A. que em 2007 tornou-se um Pontão de Cultura com o projeto “Formação em Gestão Cultural para os Pontos de Cultura” de todo Brasil.
Prof. Antônio Augusto Arantes (Tratando de Conceitos) - Bacharel em Ciências Sociais (Universidade de São Paulo, 1965), Mestre em Antropologia (Universidade de São Paulo, 1969) e PhD em Antropologia Social (University of Cambridge/King’s College, 1977). Foi um dos criadores do Departamento de Antropologia da Unicamp, ao qual está vinculado desde 1968.

Prof. Letícia Vianna (Comunidade e Gestão do Patrimônio) - Mestre em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (1993) e doutora em Antropologia Social no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Desde 2007 é consultora no Departamento de Patrimônio 3 Imaterial do Iphan, e pesquisadora do Laboratório Transdisciplinar de Estudos da Performance da UNB.

Prof. Lucas dos Santos Roque (Convenção 2003 da UNESCO) - Mestre em Antropologia. Atualmente trabalha como consultor autônomo. Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente em meio ambiente, patrimônio imaterial e desenvolvimento sustentável. Consultor da Unesco para fortalecimento das capacidades para a implantação da Convenção de 2003.

Prof. Mário Pragmacio (Legislação Brasileira (PNPI, Estados e Municípios) - Atualmente é assessor jurídico do gabinete da vereadora Sonia Rabello (PV/RJ), que atua nas áreas de meio ambiente, patrimônio cultural, cidade e educação. É professor do curso de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense – UFF, lecionando as disciplinas “Legislações de Incentivo à Cultura e Direitos Autorais”, “História do Patrimônio Cultural” e “Projeto Cultural IV”.

Prof. Elisabeth Costa (Instrumentos de gestão e políticas de fomento) - Graduada em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da UFRJ em 1974, Mestre em Psicolinguística, pela UFRJ em 1996 e Doutora em Antropologia Cultural, pela UFRJ em 2005. Desde 2010, é chefe da Divisão de Pesquisa do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular.

Prof. Juliana Santilli (Intersetorialidade, Patrimônio e Desenvolvimento) - Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestre em Direito e Estado pela Universidade de Brasilia (2004), e doutora em Direito (área de concentração: Direito Socioambiental) pela PUC-PR (2009). É promotora de justiça do Ministério Público do Distrito Federal, já tendo atuado nas áreas de meio ambiente, patrimônio cultural, criminal e direitos humanos.

Prof. Márcia Santanna (Instrumentos e práticas de salvaguarda) - Arquiteta e urbanista, Mestre em Conservação e Restauro e Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA. No serviço público, exerceu o cargo de Diretora do IPHAN na implantação do Departamento de Patrimonio Imaterial.

Mais Informações:

Inspire | Gestão Cultural
(www.inspirebr.com.br)
(31) 3274.4953
E-mail: suporte@inspirebr.com.br
Isabel de Paula – UNESCO – (61) 21063538
Núbia Selen Lira Silva – IPHAN – (61) 20245525 - nubia.selen@iphan.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário