quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

REUNIÃO DISCUTE AÇÕES PARA A IV CONFERÊNCIA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE


 

No dia 10 de janeiro, foi realizada, na sala de reuniões da sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), a primeira reunião da Comissão Interna de Coordenação da IV Conferência Estadual de Meio Ambienteprevista para o mês de agosto, na capital maranhense.

Na oportunidade, os servidores da Sema conheceram os integrantes do órgão ambiental estadual indicados pelo Secretário de Estado de Meio Ambiente, Victor Mendes, que irão compor a Comissão Interna de Trabalho. Também discutiram sobre as primeiras ações para organizar e possibilitar a realização da Conferência no Maranhão.

Entre os encaminhamentos dados nesse primeiro encontro dos organizadores da conferência destacam-se o contato com a sociedade civil, empresários e poder público para a formação da Comissão Estadual Organizadora - COE; a elaboração da agenda de encontros da Comissão; o contato com o Ministério do Meio Ambiente captação de materiais e de informações sobre a Conferência e, aprovação da minuta de Portaria de Constituição da Comissão Interna da SEMA.

No Maranhão a comissão da IV Conferência Estadual de Meio Ambiente será presidida pela Secretária Adjunta de Desenvolvimento Sustentável da Sema, Lorena Sabóia e contará com membros dos diversos setores da SEMA, além de integrantes de outras secretarias estaduais, terceiros setor, poder público e sociedade civil.
“Nesta primeira reunião, pude sentir o envolvimento, dedicação e compromisso de todos os servidores membros da comissão interna da SEMA. Sem dúvida, esta equipe estará focada nos próximos meses para garantir a participação de toda a sociedade na construção democrática das propostas que serão encaminhadas à Conferência Nacional", comemorou Lorena Sabóia.

A IV Conferência Estadual de Meio Ambiente, prevista para agosto, na capital maranhense, será precedida por conferências regionais preparatórias.Todas terão “Resíduos Sólidos” como tema e discutirão a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), com foco nos seguintes temas:

1- Produção e Consumo Sustentáveis (Como podemos consumir de forma mais inteligente, produzindo menos lixo);

2- Redução dos Impactos Ambientais (Como o cidadão pode reduzir e descartar de forma adequada o lixo que produz. Como reduzir as enchentes e a poluição dos mares, proteger as nascentes dos rios, os animais, as plantas e nossa saúde;

3- Geração de Emprego e Renda (Como melhorar os empregos no setor da reciclagem, o estabelecimento de cooperativas e institucionalizar o trabalho dos catadores).

Segundo o Ministério do Meio Ambiente o processo de conferência inicia-se nos Estados com as conferências realizadas em âmbito local nos bairros, nas cidades; em âmbito regional, estadual e culminará com a Conferência Nacional. “Como este ano o tema está relacionando a Política de Resíduos Sólidos com o fim dos lixões e o cuidado com o consumo, pretende-se que a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, ponto focal para a realização das Conferências no âmbito do Estado incentive a participação de um maior número de pessoas e, com isso, consolide as propostas concretas para redução dos impactos ambientais”, afirmou o Diretor do Departamento de Cidadania e Responsabilidade Sociomabiental do Ministério do Meio Ambiente, Geraldo Abreu.

CONFIRA AQUI TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE A IV CONFERÊNCIA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE
http://www.sema.ma.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário