A Embrapa e a Secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado do Maranhão (Seplan) deram início, na última semana, aos trabalhos previstos no contrato firmado entre a Empresa e o Governo do Estado para prestação de serviços de pesquisa na execução doMacrozoneamento Ecológico-Econômico do Estado (MacroZEE-MA). A Embrapa Monitoramento por Satélite vai coordenar os trabalhos, com apoio da Embrapa Cocais, Unidade localizada em São Luís (MA).
Um encontro realizado na Seplan, no dia 24 de janeiro, reuniu o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, João Bernardo Bringel,  o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado, Cláudio Azevedo, e os chefes gerais da Embrapa Monitoramento por Satélite, Mateus Batistella, e da Embrapa Cocais, Valdemício Ferreira de Sousa, que apresentaram ao Governo Estadual o cronograma de entrega dos produtos previstos no MacroZEE-MA.
O Macrozoneamento Ecológico Econômico é um instrumento para ordenar o território brasileiro, harmonizando as relações econômicas, sociais e ambientais e subsidiando as decisões quanto ao planejamento do desenvolvimento e do uso do território em bases sustentáveis. O MacroZEE é voltado para a integração das ações e políticas públicas territoriais, bem como a articulação com a sociedade civil, congregando seus interesses em torno de um pacto pela gestão do território.
Com duração de um ano, o Macrozoneamento do Maranhão será realizado em fases, e a primeira etapa foi concluída no dia 31, com a apresentação do relatório de planejamento do projeto. Em uma segunda fase, prevista para daqui quatro meses, a Embrapa entregará o relatório com a base de dados inicial e a descrição sobre seu conteúdo e aplicações.
A terceira fase do projeto contemplará a apresentação do diagnóstico que dará início à construção do Macrozoneamento do Estado. Esse diagnóstico tem o papel de reunir informações e dados do Maranhão, em bases geoespaciais. A última fase do contrato prevê a apresentação do Macrozoneamento Ecológico Econômico do Estado, seguindo as diretrizes legais estabelecidas pelo Ministério do Meio Ambiente.

Por Alexandre Scussel 

Fonte: Embrapa Monitoramento por Satélite