quarta-feira, 17 de abril de 2013

Entrevista on Line: Nhô da Colônia de Pescadores de Bequimão


Dando início a série de entrevista ao Blog Sematur on Line temos:

Entrevista ao Sr. Jose Manoel Ferreira Garcia, Presidente da Colônia de Pescadores Z-38 no município de Bequimão/MA

 Foto: José Manoel "Nhô da Colônia" concede entrevista ao Blog SEMATUR Bequimão

José Manoel Ferreira Garcia, “Nhô da Colônia”, 49 anos, pescador artesanal e presidente da Colônia no período de  abril de 2005 a abril de 2013.Encerra seu mandato no dia 20 de abril deste ano.

SEMATUR: Como decidiu se envolver no movimento de pescadores e pescadoras artesanais?

Nhô: Em 1988, me associei ainda no ano de fundação da Colônia, em 1989 fui convidado a fazer parte da diretoria como secretario geral por dois mandatos. Depois exerci a função de tesoureiro, após este período me afastei por cerca de quatro anos das funções de diretoria. Já em 2005 retornei como candidato a presidente encabeçando uma chapa que teve o apoio da diretoria anterior.

SEMATUR: Quais foram as maiores dificuldades encontradas na sua gestão a frente da Colônia Z-38?

Nhô: No inicio foi organizar a questão da documentação dos associados (a exemplo do cadastro do INSS, das carteiras da SEAP, etc). A  melhoria no atendimento, buscar informações para socializar com os associados,  facilitar o diálogo com o pescador e a pescadora. Tivemos que realizar um recadastramento para identificar quantos e quais eram os verdadeiros pescadores e pescadoras do município que estavam fora da Colônia e sem direito aos benefícios instituídos em lei.

SEMATUR: Quais os grandes entraves ambientais no município que impactam diretamente os pescadores e pescadoras artesanais? e como foram trabalhadas estas questões?

Nhô: A Pesca predatória através de muruadas e escoras, a utilização do veneno do “timbó” na maioria dos rios do município; no inicio da gestão havia um grande desrespeito as leis do período do defeso, tanto do pescado, quanto do caranguejo. Neste período realizamos várias ações de conscientização e sensibilização com os pescadores o que colaborou com a questão do defeso.
Quanto às muruadas e escoras iniciamos um trabalho de conscientização, mas ainda necessitamos de continuidade e maior envolvimento de ouros órgãos, tais como IBAMA, SEMA, da SEAP,  das secretarias municipais e do batalhão ambiental.

SEMATUR: Quais as melhorias estruturais deixadas para os pescadores e pescadoras associado/as?

Nhô: Hoje avançamos na estrutura de atendimento aos associados, temos uma sede própria, formada por um prédio de 360 M² de área construída, que conta com três pisos, constituído de auditório para cerca de mil pessoas com toda estrutura para recebimento de diversos tipos de evento, as salas das secretarias (finanças, administração), da presidência, sala de recepção e reunião,  sala de inclusão digital, salas de cursos para capacitação, além de cômodos de apoio aos pescadores a pescadoras artesanais do município. Contando ainda com cozinha e restaurante, além de dez banheiros.
Toda esta estrutura da Colônia foi pensada e planejada para atender  nossos associados, com objetivo de proporcionar melhores condições de atendimento, de capacitação e um espaço de articulação do movimento e que esta aberto também para toda a sociedade de Bequimão.

SEMATUR: Qual o legado político e de gestão deixado para a Colônia, e consequentemente para os seus associados?

Nhô: Uma gestão de respeito e compromissada com os associados, voltada para a transparência das ações tomadas pela diretoria durante toda a nossa gestão.  Além do fortalecimento político da categoria através da aproximação com a Federação das Colônias do Estado do Maranhão- FECOPEMA, que trouxe inclusive na atualidade um representante na Assembléia Legislativa representando os pescadores e pescadoras e  oportunizando uma voz para nosso setor.

SEMATUR: A partir do dia 20 de abril estará à frente da presidência da Colônia a Sra.  Gisele Câmara, qual deve ser a expectativa dos pescadores e pescadoras para esta nova gestão?

Nhô: A manutenção do plano de trabalho e dos compromissos dando continuidade nas ações e atividades já iniciadas que estão em curso proporcionado políticas públicas voltadas aos pescadores e pescadoras artesanais.

“Sou pescador e tenho orgulho de ser. É ainda uma classe sofrida, mas já avançamos nesta luta. Quando acreditamos nas nossas idéias,a exemplo da construção da nova  sede -foi um desafio - e hoje temos este prédio com o apoio somente dos pescadores. Este patrimônio é dos pescadores e pescadores artesanais de Bequimão”- Nhô da Colônia.

Foto: SEMATUR
Por: SEMATUR/Bequimão

Nenhum comentário:

Postar um comentário