segunda-feira, 22 de abril de 2013

Fetaema e Contag em audiência para combater a violência no campo maranhense



Durante toda esta quinta-feira (17), a secretária de Política Agrária da Fetaema, o presidente da Contag, Alberto Broch, o atual secretário de Política Agrária da Contag, William Clementino e o futuro secretário da pasta de Agrária da Confederação, Zenildo Xavier, acompanhados do assessor jurídico da Fetaema, Diogo Cabral, estarão em reuniões com representantes do Governo Federal para solicitar soluções emergenciais para os alarmantes conflitos por disputa de terra no Maranhão. 

Ainda pela manhã, a equipe do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), se reúne com Pepe Vargas, ministro do Desenvolvimento Agrário do Brasil, apresentando um documento de 17 páginas, contendo cinco pontos que decorrem sobre as duras consequências dos Conflitos Agrários que assolam todo o estado do Maranhão: 

* Caracterização das Comunidades Camponesas;
* Concentração Fundiária; Violência no Campo;
* Relação das Comunidades em Conflito;
* e Conclusões. 

Regularmente a Fetaema tem acompanhado e noticiado a forma bruta que jagunços, a mando de seus patrões, atuam no Maranhão. Atos tão brutos, que vão desde o assassinato de líderes quilombolas, a exemplo da morte de Faviano Pinto Neto, que tombou em 2010, na disputa por terra no povoado Charco em São Vicente Ferrer/MA, a queimada de plantações, de casas e até de capelas. 

Ações covardes que têm como objetivo inibir os povos do campo e da floresta que lutam por um pedaço de terra para viver com dignidade. “É um absurdo o que acontece no Maranhão! Companheiros (as) tombando a sangue frio em pleno século XXI, para dar lugar aos grandes empreendimentos que se alastram em todas as nossas regiões.

 Espero que a partir desta audiência com Pepe Vargas do MDA, possamos diminuir os Conflitos Agrários, coibir a violência truculenta no campo e avançarmos na aquisição de terras. Esperamos que o Governo Federal faça uma intervenção emergencial”, Maria Lucia Vieira, secretária de Política Agrária da Fetaema.
Como principal pilar de sustentação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), a ampla e massiva Reforma Agrário, tem sido permanentemente ponto de pauta das ações estratégicas do MSTTR. Uma luta que deve continuar até que os (as) trabalhadores e trabalhadoras rurais possam viver em suas terras com qualidade de vida. “Não vamos silenciar! Permaneceremos denunciando o descaso com os (as) trabalhadores e trabalhadoras rurais do Brasil. 

Acreditamos que através de diretrizes, negociação e pressão, vamos juntos (as) resolver os problemas agrários em nosso país. Não nos calaremos jamais diante das impunidades do campo”, Alberto Broch, presidente da Contag, presente na audiência. 

De acordo com levantamento feito recentemente pela equipe de Política Agrária da Federação, existem no Maranhão, mais de cem conflitos de terra, deste total, 17 estão em situação crítica. Barack Fernandes - assessor de Comunicação da Fetaema barackcfer@hotmail.com barack@fetaema.org.br (98) 8116 14 52 (98) 3219 87 27 

Por Barack Fernandes
www.fetaema.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário