terça-feira, 14 de maio de 2013

Ibama participa da Operação Fronteira Marítima III no Maranhão



 
 O litoral do Maranhão foi alvo de operação conjunta do Ibama com a Marinha do Brasil, Polícia Federal, Receita Federal e ICMBio. A Operação Fronteira Marítima III, que ocorreu entre os dias 26/04 e 06/05, teve como objetivo combater as atividades ilícitas ligadas a crimes ambientais, pesca ilegal, contrabando e descaminho, sonegação fiscal, tráfico de armas e entorpecentes, bem como verificar a legalidade de estrangeiros no país. O Ibama apreendeu 31 embarcações, 9 toneladas de pescado, 19.280m de redes de pesca e emitiu 31 autos de infração, totalizando R$ 109.384,00  em multas. 

“A operação veio trazer para o Maranhão um fortalecimento da fiscalização do litoral”, disse o superintendente do Ibama no estado, Pedro Leão. Segundo ele, esse tipo de operação é cada vez mais necessária, pois, além de otimizar os recursos, uma ação conjunta mostra a presença do Estado para a população. “Muitos crimes estão interligados e uma ação com diversos órgãos federais traz resultados mais consistentes no combate aos ilícitos”, frisou.

Para cobrir todo o litoral, foram utilizados navios da marinha, flex boats, equipes de terra e helicópteros. As bases operacionais foram fixadas em Tutóia, Barreirinhas, São Luís, Apicum-Açu e Carutapera. Entre as prioridades do Ibama, o combate à pesca ilegal do mero e lagosta, , e ao comércio ilegal de madeiras vindas de Alcântara. “Também verificamos a regularidade de barcos de pesca e se as espécies obtidas estavam com o tamanho mínimo, fora do defeso ou se foram pescadas com petrechos legais”, informou Pedro Leão.

O superintendente lembrou ainda que outras operações do Ibama estão previstas para o litoral maranhense e ocorrerão em breve.

Luis Lopes
Ascom Ibama
www.ibama.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário