segunda-feira, 1 de julho de 2013

Conferência reúne 37 municípios para discutir ambiente

Conferência reúne 37 municípios para discutir ambiente
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema) vai realizar nesta quarta-feira (03), a partir das 7h30, na Universidade Federal do Maranhão – Campus II , na Estrada Pinheiro-Pacas, Km 10, s/nº – Bairro da Enseada, a 10a etapa regional da IV Conferência Estadual do Meio Ambiente.

A expectativa é de que em Pinheiro sejam eleitos oitenta (80) delegados. Eles deverão participar da IV Conferência Estadual do Meio Ambiente, marcada para o período de 3 a 5 de setembro de 2013, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís.

O tema “Gestão de Resíduos Sólidos” será debatido por representantes de todos os estados da federação durante a IV Conferência Nacional do Meio Ambiente que será realizada, em Brasília, no período de 24 a 27 de outubro.

Estão sendo esperados integrantes de organizações não-governamentais, movimentos sociais, entidades, empresas, instituições de ensino e pesquisa, indígenas e quebradeiras de coco, além de representantes do Ministério Público e dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Eles foram mobilizados em 37 municípios.

De acordo com as pesquisas feitas pelo Centro de Pesquisas Avançadas em Ciências Ambientais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), 60% dos resíduos levados para os aterros ainda são restos de alimentos que poderiam ser utilizados para produção de adubos e que todo o lixo recolhido no Maranhão não é tratado contaminando o solo, a água e o ar.

E 17% do lixo que vai para os lixões maranhenses são compostos por materiais plásticos que liberam substâncias tóxicas. Essas substâncias afetam o sistema endócrino desregulando as glândulas e também podem causar diversos tipos de câncer.

Entre eles, o de mama, de ovários, de testículos, além da redução da produção de espermatozóides e até mesmo, a diminuição do tamanho do órgão sexual masculino, alertou o professor em Ciências da Engenharia Ambiental, Ozelito Possidônio de Amarante Júnior, que ministrará a palestra “Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos: redução de impactos ambientais” durante a Conferência em Pinheiro. 
Programação da Conferência em Pinheiro

7h30 às 09h30 – Credenciamento;
8h00 às 09h00 – Abertura, Palestra do secretário Municipal  de Meio Ambiente de Pinheiro, Hugo Cordeiro, abordando as ações de gestão de resíduos sólidos da Prefeitura Municipal de Pinheiro e a palestra de Darlene Dias sobre os resultados do Programa Agentes do Verde em Pinheiro;
9h00 às 10h00 –   Palestra “Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos: redução de impactos ambientais”, do Doutor em Ciências da Engenharia Ambiental, Ozelito Possidônio de Amarante Júnior;
10h15 às 10h45 – Leitura do Regulamento Interno da Regional e esclarecimento das dúvidas;
10h45 às 11h00 – Divisão dos Grupos de Trabalho nos subeixos: Produção e Consumo Sustentáveis, Redução dos Impactos Ambientais, Educação Ambiental e Geração de Emprego e Renda e explicação sobre a dinâmica da programação;
11h00 às 11h30 – Início das discussões pelos grupos de trabalho com a Leitura do Texto Base Estadual e as orientações sobre a formulação de propostas;
11h30  às 12h30 – Intervalo;
12h30 às 12h50 – Problematização e breve diálogo com convidados sobre a gestão de resíduos sólidos na perspectiva de seus setores de origem;
12h50 às 15h30 – Discussão, elaboração e escolha das propostas pelos Grupos de Trabalho;
15h30 às 15h55 – Votação das propostas oriundas dos Grupos de Trabalho pela plenária da Conferência Regional;
 16h00 às 16h15 – Apresentação das 20 propostas eleitas na Plenária da Conferência;
16h15 às 18h00 – Eleição dos Delegados pela Plenária da Conferência;
18h00 – Plenária Final da Conferência com a divulgação dos resultados da eleição de delegados
Municípios
Alcântara, Amapá do Maranhão, Apicum-açu, Bacuri, Bacurituba, Bequimão, Boa Vista do Gurupi, Cajapió, Cajari, Cândido Mendes, Carutapera, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Luís Domingues, Maracaçumé, Maranhãozinho, Matinha, Mirinzal, Olinda Nova do Maranhão, Palmeirândia, Pedro do Rosário, Penalva, Peri-Mirim, Pinheiro, Porto Rico do Maranhão, Presidente Sarney, Santa Helena, São Bento, São João Batista, São Vicente Férrer, Serrano do Maranhão, Turiaçu, Turilândia e Viana.
-

http://www.sistemadifusora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário