sexta-feira, 12 de julho de 2013

Deter 2013: os mapas do desmatamento na Amazônia

Dados sobre o desmatamento na Amazônia brasileira referentes ao mês de maio confirmaram tendência de aumento na destruição da floresta. Houve um incremento de 470% no número de alertas do Sistema de Deteçção em Tempo Real (DETER) na comparação com o mesmo mês de 2012.

Com base nas informações fornecidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) ,  é possível visualizar quais os municípios, unidades de conservação e terras indígenas foram mais desmatadas. Os dados foram incluídos na plataforma de mapas interativos de ((o))eco, InfoAmazonia

O mapa abaixo mostra os pontos de alerta de desmatamento segundo o sistema de detecção em tempo real. Cada um deles mostra a informação referente ao município, a área desmatada (em hectares) e data de detecção (em formato ano/mes/dia)




Desmatamento percentual por EstadoAmazonasMaranhãoMato GrossoParáRondôniaTocantins

O munícipio de Alto Boa Vista no Mato Grosso onde recentemente o governo federal realizou operação para retomada da Terra Indígena Xavante Maraiwatsede figura em primeiro lugar entre aqueles com maior número de alertas de desmatamento. 

Desmatamento por Município0102030405060708090Alto Boa VistaAltamiraFeliz NatalNovo ProgressoGaúcha do NorteItaitubaSão Félix do AraguaiaNova MaringáApuíMarcelândiaPorto dos GaúchosMauésPeixoto de AzevedoItanhangáManicoréNovo AripuanãParanatingaTapurahUnião do SulSão José do Rio ClaroNova UbiratãTabaporãCasearaGrajaúQuerênciaSão Félix do XinguAraguaínaMachadinho D'OesteItaúbaÁrea (Km2)

Mapa do desmatamento no município de Alto Boa Vista
Ative a camada de terras indígenas clicando no canto inferior esquerdo 


A análise dos números do Deter por Unidades de Conservação indicam que a pressão ocorre em dois eixos de obras de infraestrutura. No entorno da rodavia BR-163, continua sendo afetada a Floresta Nacional do Jamanxin. E na região do rio Tapajós, onde se prevê a construção depelo menos cinco usinas hidrelétricas, o desmatamento atinge a Área de Proteção Ambiental (APA) Tapajós. 

Desmatamento por UC051015202530Buffer interno Flona do JamaximBuffer interno APA do TapajósFlona do JamaximBuffer externo APA do TapajósAPA do TapajósBuffer externo Flona do JamaximBuffer externo Parna dos Campos ...Buffer interno Esec da Terra do MeioBuffer externo Flona do JatuaranaResex do Rio Ouro PretoRebio do JaruBuffer externo Parna do JuruenaBuffer interno Parna dos Campos A...Área (Km2)

Mapa de desmatamento na Floresta Nacional do Jamanxin
http://www.oeco.org.br/mapas/27367-desmatamento-dados-de-maio-no-infoamazonia

Nenhum comentário:

Postar um comentário