terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Rota migratória de aves no norte do Estado dá colorido a matas e águas


Maçaricos, guarás e gaivotas mudam paisagem no extremo norte do MA.
Estratégia de defesa é usada nos ninhos, para escapar de predadores.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

A rota migratória de aves no norte maranhense muda a paisagem do estado, tingindo de cores  matas e águas noMaranhão (Veja matéria completa no vídeo ao lado).
Um dos fenômenos naturais mais incríveis da natureza se repete na lua nova e na lua cheia: o mar avança rumo ao continente inundando as florestas costeiras do Maranhão.

A diferença entre a maré baixa e a maré alta chega a oito metros. Essa é uma das maiores variações de maré do planeta. Em uma Área de Preservação Ambiental (APA) de 26.800 km², que se estende da Baía de São Marcos até a Baía de Mutuoca, no extremo norte do Maranhão, acontecem essas mudanças de maré e rotas migratórias de aves.

O vai e vem da maré transforma a costa maranhense em um imenso banquete. É tanta fartura que pelo menos 16 espécies de aves de outros continentes vem para a costa maranhense se alimentar e refazer a plumagem.

Os maçaricos, por exemplo, viajam de dez a 12 mil quilômetros e deixam as regiões geladas do planeta em busca de alimento no calor dos trópicos. Após a temporada de descanso na costa do Maranhão, seguem viagem para a Patagônia, localizada na Argentina e no Chile, e só retornam na temporada de acasalamento para cumprir o ciclo reprodutivo.
A viagem entre os tópicos é sem escalas. Durante a permanência no Maranhão, os maçaricos convivem com espécies nativas do litoral nordestino em completa harmonia.
Nas praias de Porto Rico, que fica a 453 km de São Luís, as garças desfilam charme e elegância. Os guarás tingem as florestas de vermelho. As revoadas começam ao amanhecer e as aves cor de fogo passam o dia se alimentando ao redor dos manguezais. O bico longo serve como pinças para retirar o alimento do fundo do lamaçal.

“O manguezal é berçário de várias espécies marinhas além de ser uma zona de equilíbrio entre a carga sedimentar que é transportada pelos rios até o litoral e também a hidrodinâmica das ondas que movimentam esse segmento ”, explicou o pesquisador Antônio Cordeiro.

Porto Rico, no norte do Estado, tem alguns dos maiores ninhais de guarás do Nordeste. Os guarás utilizam os manguezais mais isolados para fazer os ninhos e aproveitam os galhos mais altos para escapar da ação dos predadores. A reprodução dos guarás ocorre em colônias e vai de julho a setembro. Até lá os ninhos permanecem vazios, pelo menos até o pôr do sol, os guarás sempre voltam aos ninhais ao entardecer e enchem de cores as florestas do Maranhão.
Guarás utilizam manguezais mais isolados para fazer os ninhos e aproveitam os galhos mais altos para escapar da ação dos predadores (Foto: Reprodução/TV Mirante)Guarás utilizam manguezais mais isolados para fazer os ninhos e aproveitam os galhos mais altos para escapar da ação dos predadores (Foto: Reprodução/TV Mirante
http://g1.globo.com/ma
)

Nenhum comentário:

Postar um comentário