sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Instituto recebe até o fim do mês projetos de pesquisa


A Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade – DBIO abre até o próximo dia 31 de janeiro a chamada interna de Projetos de 2014, que oferece a oportunidade a todos os servidores que sejam pesquisadores de apresentarem projetos com temática ligada à conservação de espécies ou ao manejo de unidades de conservação e seu entorno. A iniciativa conta com a colaboração da DISAT e da DIMAN , na definição de linhas de pesquisa, no aporte de recursos e na avaliação dos projetos submetidos.

Em quatro anos, 732 projetos foram criados, e desse total 500 aprovados. Esse trabalho permitiu avaliar o estado de conservação de aproximadamente 7.500 espécies, subsidiando a implementação da Política Nacional do Meio Ambiente. Além disso, vale lembrar que o apoio à chamada interna de projetos levou à institucionalização de diversas parcerias entre o poder público e a sociedade civil , em prol da elaboração e implementação de planos de ação, cujos resultados revelam que 307 espécies foram beneficiadas, inclusive aquelas consideradas em risco.
Assim como a conservação de espécies, é importante ressaltar que a DIBIO apoia projetos de pesquisa e monitoramento que subsidiam a gestão e o manejo de unidades de conservação. Essa ação visa compreender os processos chaves na conservação da biodiversidade, além de ser um meio de solução para possíveis problemas de gestão e manejo de espécies.
Para quem deseja aproveitar essa oportunidade, o edital da Chamada Interna de Projetos de 2014 encontra-se na intranet ( http://www.icmbio.gov.br/intranet/dibio.html ), juntamente com todos os formulários necessários para preenchimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário