sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Professor da UFMA campus de Pinheiro lança livro no próximo dia 18 " Nas águas de Guimarães"


No dia 18 de Janeiro será realizado o lançamento da Obra Nas águas de Guimarães: os desafios da pesca artesanal, do professor do Campus de Pinheiro, Roberto Santos Ramos. O evento será realizado às 19 horas na cidade de Guimarães-MA, na Colônia de Pescadores, localizada na Rua Professor Osório Anchieta, s/n.

O livro aborda a pesca artesanal praticada no município de Guimarães, evidenciando suas potencialidades com base no conhecimento tradicional, na vocação pesqueira e nos elementos naturais locais, além de possibilitar um olhar multidisciplinar sobre vários aspectos das dimensões da sustentabilidade que colocam limites ao uso intensificado e impactante dos recursos naturais, dentre eles os pesqueiros.

Além disso, a obra traz à tona aspectos importantes da apropriação de recursos naturais, como, dinâmica populacional e manejo de recursos, valoração ambiental e indicadores de sustentabilidade, análise da sustentabilidade e dos fatores de insustentabilidade voltados à pesca e, por fim, a etnoictiologia que trata das interações que os grupos humanos mantêm com os peixes.

Segundo o autor do livro, o mar, o porto, a companhia do pai, são marcas do início da sua relação com a cidade de Guimarães na década de oitenta. “Mesmo morando na cidade de São Luís, na tentativa de encontrar melhores condições de vida, mantive os vínculos com a terra de meu pai, retornando à cidade como pesquisador em 2007”, explicou.

Durante o evento, será exibida a biografia do autor em vídeo, intitulado A pesca na Várzea Amazônica,além da Toada do Bumba boi de Zabumba sotaque de Guimarães. No encerramento da solenidade também haverá seção de autógrafos e uma apresentação do Tambor de Crioula Bênção Divina de São Benedito.

Roberto Santos Ramos é natural da cidade de São Luís/MA, e mantêm fortes vínculos com a cidade de Guimarães por ter grande parte de sua família proveniente de lá, principalmente seu pai Manoel Leonardo Ramos, oManduca do povoado de Porto das Cabeceiras que lhe apresentou as belezas de sua terra natal.

O autor da obra é graduado em Ciência Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão e possui especialização em Educação Ambiental pela Universidade Estadual do Maranhão e em Mídias na Educação (UFMA/SEEDUC), além do Mestrado em Sustentabilidade de Ecossistemas também pela UFMA.

Participa do grupo de pesquisa em paleontologia no Centro de Pesquisa e História Natural do Maranhão, coordenado pelo Prof. Dr. Manoel Alfredo Medeiros, investigando a ocorrência de fósseis no Maranhão.


Sua formação e projetos desenvolvidos permitem-lhe atuar na área de Educação, com ênfase em Biologia, Ecologia, Gestão de Recursos Naturais, Educação Ambiental, Sustentabilidade e Desenvolvimento e área de projetos com ênfase em Pesca Sustentável, Maricultura e Formação em Educação Ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário