quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Material sobre tubarões já pode ser baixado pela internet


A Organização dos Estados Americanos (OEA) disponibilizou para download em seu site oficial uma série de vídeos, guias e outros documentos técnicos utilizados durante o I Workshop Regional sobre Tubarões, promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em dezembro último, no Recife (PE).

O evento, que reuniu mais de 70 representantes de 28 países da América Latina e do Caribe, teve como objetivo capacitar técnicos em gestão sustentável de pesca para o aperfeiçoamento da conservação de tubarões na região, com especial atenção ao tubarão galha-branca (Carcharhinus longimanusi), ao tubarão-sardo (Lamna nasus) e a três espécies de tubarão-martelo (Sphyrna lewini, S. mokarran e S. zygaena) – registrados como potencialmente ameaçados de extinção pela Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies de Fauna e Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção (CITES, na sigla em inglês), dada a intensa prática de pesca predatória que visa à exploração ilegal de suas barbatanas, comercializadas como iguarias.

Entre o material acessível na página da OEA, estão as apresentações dos seminários que compuseram a programação do workshop, assim como seu relatório final – elaborado coletivamente no último dia do evento e reunindo as prioridades regionais e os próximos passos atribuídos aos países envolvidos em prol da efetiva implementação das determinações estabelecidas pela CITES, com vistas a um maior controle e fiscalização do comércio de barbatanas das espécies em questão.

O material está disponível em inglês e espanhol.

http://www.sistemadifusora.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário