terça-feira, 25 de março de 2014

Ecoforte lança edital para projetos que fortalecem agricultura familiar



Ecoforte lança edital para projetos que fortalecem agricultura familiar
FBB e BNDES vão investir R$ 25 milhões em programa que deve abranger 20 mil famílias

Cerca de 20 mil famílias de assentados da reforma agrária, agricultores familiares, indígenas,  povos e comunidades tradicionais devem ser beneficiadas com o lançamento do edital do programa Ecoforte, nesta sexta-feira (14/3). A seleção pública visa escolher projetos de cooperativas e associações, na condição de representante de rede de agroecologia, que atuam com agricultura orgânica e extrativismo de forma sustentável. O Ecoforte vai destinar R$ 25 milhões em investimentos sociais, em uma parceria da Fundação Banco do Brasil (FBB) com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Nesta primeira etapa do programa, serão selecionados 30 projetos, conforme os critérios divulgados no Edital, com abrangência nacional. A expectativa é diversificar e ampliar a capacidade produtiva, intensificar as práticas de manejo sustentável de produtos da sociobiodiversidade e de sistemas produtivos orgânicos e de base agroecológica. O Ecoforte prevê ainda a comercialização dos produtos das redes, cooperativas e associações de pequenos produtores e, assim, aumentar a renda familiar dos participantes, possibilitando a inclusão socioprodutiva deste público.
O Programa Ecoforte integra o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo) do governo federal que visa ampliar a produção e o consumo de alimentos orgânicos e agroecológicos no país. Além da Fundação Banco do Brasil, participam do programa o Banco do Brasil, o BNDES, a Secretaria-Geral da Presidência da República; o Ministério do Desenvolvimento Agrário; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ministério do Meio Ambiente; Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Ministério do Trabalho e Emprego; a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). 

O lançamento do edital do Ecoforte será anunciado pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, nesta sexta-feira (14), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). A cerimônia também terá as presenças do presidente da Fundação Banco do Brasil, José Caetano Minchillo; do Diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES), Guilherme Lacerda; de integrantes da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, membros do Comitê Gestor do Ecoforte e representantes do governo e da sociedade civil.

Por Paula Crepaldi

http://www.fbb.org.br/reporter-social/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário