segunda-feira, 10 de março de 2014

MA: Deputado volta a criticar plantação de eucalipto na Baixada


Na primeira sessão plenária da semana, realizada nesta quinta-feira (6) após o recesso parlamentar de carnaval, o deputado estadual Raimundo Cutrim (PCdoB) usou a tribuna para reclamar dos prejuízos ambientais que a plantação de eucalipto da empresa Suzano tem causado à Baixada Maranhense.

“A plantação de eucalipto é similar ao garimpo. Só deixa devastação e miséria para quem vive ao redor”, alegou Cutrim.

Além dos danos ao meio ambiente, o deputado falou da exploração com os trabalhadores de origem maranhense. “Diziam que essa plantação geraria emprego para o Maranhão, mas na realidade, é só serviço braçal. Hoje, 90% do trabalho são com os maquinários, o maranhense só serve para plantar”, observou.

A termoelétrica instalada na Vila Maranhão e a fábrica de cimento da empresa Poty na ilha de São Luís também foram comentadas no discurso de Raimundo Cutrim. Segundo ele, ambas acarretam poluição ao meio ambiente. “Essa termoelétrica joga fumaça o dia todo para o município de São João Batista e pra toda a região da Baixada. O Maranhão é um Estado com muitas terras e se coloca uma fábrica de cimento aqui dentro da Ilha. Ao mesmo tempo em que isso pode trazer recursos, pode acarretar doenças, e a vida de uma pessoa não tem preço”, ressaltou.

“Quero deixar esses fatos registrados aqui na tribuna, tanto a termoelétrica quanto a fábrica de cimento nos fazem sofrer com tanta poluição. Eu não vejo ambientalista nenhum sair em defesa dessa situação, ninguém fala nada, parece até que está tudo bem. Mas não está, principalmente para a área da Baixada que vem sendo a mais prejudicada”, reiterou Raimundo Cutrim ao finalizar o seu discurso.

Jéssica Barros / Agência Assembleia

http://www.al.ma.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário