quinta-feira, 13 de março de 2014

Sema realizará Curso de Multiplicadores Ambientais na APA das Reentrâncias Ma



A equipe da Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema) realizará no período de 12 a 14 de marco, das 8h às 18h, mais uma etapa da formação de multiplicadores ambientais. Desta vez, o município que sediará as atividades de sensibilização e mobilização social é Porto Rico do Maranhão. O município integra a Área de Proteção Ambiental das Reentrâncias Maranhenses. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Porto Rico do Maranhão.
O Curso de Multiplicadores Ambientais é um instrumento de educação ambiental idealizado e coordenado pela Superintendência de Educação Ambiental da SEMA. Tem como objetivos fortalecer e ampliar a cidadania ambiental nas diversas localidades do Maranhão utilizando como eixo a “multiplicação” do conhecimento acerca das questões ambientais. A partir do curso, os agentes multiplicadores passam a atuar diretamente em suas comunidades, ampliando a consciência e o potencial transformador da realidade de degradação ambiental em que se encontram.
O curso é realizado em articulação e parceria com a Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo e aborda diversas temáticas relacionadas a meio ambiente como educação ambiental, recursos hídricos, unidades de conservação e resíduos sólidos, entre outras.
Segundo Eliane Alhadef, Superintendente de Educação Ambiental da Sema, a realização do curso propicia ampliar a reflexão sobre as questões socioambientais em cada localidade, incentivando o protagonismo de líderes e educadores para que possam agir em prol da sustentabilidade em suas comunidades.
A Área de Proteção Ambiental das Reentrâncias Maranhenses foi criada pelo Decreto Estadual nº 11.901 de 11 de Junho de 1991 e reeditado em 9 de outubro de 1991. Possui uma área de 2.680.911,2 hectares, localizada no litoral ocidental maranhense, de Alcântara até a foz do Gurupi. A região costeira é bastante recortada de baías, enseadas e estuários. As áreas de terra firme são constituídas por terras baixas e planas e Possui extensos manguezais com elevada produtividade pesqueira em toda costa ocidental maranhense. Há abundância de aves litorâneas, como o guará e mamíferos como o boto e o peixe-boi.
Mais informações podem ser obtidas com a equipe da Superintendência de Educação Ambiental da Sema pelos fones: (98) 3194-8900 ou (98)9177-8760.

http://www.sema.ma.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário