sábado, 14 de março de 2015

O Fundo Socioambiental CASA lança Edital, fruto da parceria com o FSA CAIXA



CAIXA E CASA FOTO
Fundo Socioambiental CASA lança seu I Edital, fruto da parceria com o FSA CAIXA
FORTALECIMENTO DE COMUNIDADES NA BUSCA PELA SUSTENTABILIDADE
O Fundo Socioambiental CASA lança o primeiro Edital FORTALECIMENTO DE COMUNIDADES NA BUSCA PELA SUSTENTABILIDADEno valor de R$1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais), fruto da parceria com o Fundo Socioambiental CAIXA. Este Edital visa promover o fortalecimento das organizações e movimentos de base (núcleos urbanos e rurais) do Brasil por meio do apoio a projetos comunitários de atéR$ 30.000,00 cada, pelo período de 01 ano.
Essa parceria surgiu do interesse comum de ambas instituições de assegurar aos pequenos grupos de base por todo o território nacional o acesso a recursos financeiros para executar seus próprios projetos de melhoria de sua condição de vida junto àproteção e/ou recuperação dos lugares onde vivem.
Em 1987, o Relatório Brundtland da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento usou pela primeira vez o conceito de desenvolvimento sustentável. Conhecido como Nosso Futuro Comum, o relatório tem como premissa fundamental garantir a sobrevivência humana no planeta por todas as gerações vindouras.
O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.
O crescente aumento populacional, a industrialização e a urbanização, ao se basearem em condições ambientais e sociais insustentáveis a longo prazo, têm levado a uma progressiva deterioração dos recursos naturais. O desmatamento das florestas, as alterações climáticas e o abuso permanente dos recursos hídricos são apenas alguns dos problemas ambientais gerados por este modelo de desenvolvimento que estálevando ao limite a habilidade dos ecossistemas de continuarem sustentando a vida na Terra.
O desenvolvimento sustentável preconiza que a sociedade precisa passar por mudanças tanto políticas, quanto sociais e econômicas. Para o NOSSO FUTURO COMUM (1987) não basta o crescimento econômico, étambém essencial gerar oportunidades de avanços, de transformação de forma equânime e integrando as dimensões sociais e ambientais viabilizando o desenvolvimento sustentável.
Acreditamos que essa parceria seráde grande valia para o Brasil, por viabilizar a chegada de recursos aos grupos mais excluídos da nossa sociedade, e aos que mais tem a contribuir para o fortalecimento de uma sociedade mais justa e democrática.
SOBRE NÓS:
Fundo Socioambiental CAIXA
O Fundo Socioambiental CAIXA (FSA CAIXA), lançado pela Caixa Econômica Federal em 2010 é um fundo constituído por recursos correspondentes a até 2% do lucro líquido da Empresa e que visa a apoiar financeiramente projetos de caráter social e ambiental, cujo objetivo éconsolidar e ampliar a atuação da CAIXA no incentivo a ações que promovam o desenvolvimento sustentável.
O apoio do FSA CAIXA destina-se a ações socioambientais promotoras da cidadania, principalmente nas áreas de habitação de interesse social, saneamento ambiental, gestão ambiental, geração de trabalho e renda, saúde, educação, desportos, cultura, justiça, alimentação, desenvolvimento institucional, desenvolvimento rural, entre outras vinculadas ao desenvolvimento sustentável, com foco prioritário na população de baixa renda.

Fundo Socioambiental CASA
Criado em 2005, o Fundo Socioambiental CASA éuma organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de mobilizar recursos no Brasil e no exterior para ampliar a atuação das organizações da sociedade civil que lidam com os desafios da sustentabilidade ambiental e social como parte dos processos de erradicação da pobreza, fortalecimento da democracia, promoção da justiça, da dignidade e da qualidade de vida no Brasil e América do Sul.
O Fundo Socioambiental CASA financia pequenos projetos de entidades socioambientais para ampliar sua capacidade de negociação e o desenvolvimento institucional. Assim, busca criar condições para que pessoas e grupos se fortaleçam e consigam melhores resultados nas suas ações, visando àsustentabilidade socioambiental no território sul-americano.
Acesse no link abaixo oEdital e o formulário para apresentação do projeto:

http://www.casa.org.br/pt/noticias/866-o-fundo-socioambiental-casa-lanca-seu-i-edital-fruto-da-parceria-com-o-fsa-caixa-fortalecimento-de-comunidades-na-busca-pela-sustentabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário