segunda-feira, 27 de abril de 2015

Commodities representam 60% das exportações do Brasil, segundo estudo da ONU

Foto: Flickr/Carol Von Canon (Creative Commons)
Minério, soja e petróleo correspondem a 30% das exportações 
brasileiras. Autor: Foto: Flickr/Carol Von Canon (Creative Commons)
Minério, soja e petróleo correspondem a 30% das exportações brasileiras.


O número de países em desenvolvimento cujos governos e economias locais dependem de tais exportações subiu de 88, em 2010, para 94 em 2013.

Um novo estudo realizado pela Conferência da ONU sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) que busca apresentar uma visão geral atualizada da dependência das commodities nos países emergentes, revela que dois terços dos países em desenvolvimento são dependentes da exportação de matérias-primas. O orgão da ONU acredita que um país é dependente da sua mercadoria quando pelo menos 60% de suas exportações são de tais produtos.

O relatório assinala que o número de países cujos governos e economias locais dependem de tais exportações era de 88, em 2010, e subiu para 94 em 2013, gerando um valor de receita global de 3,2 trilhões de dólares. Uma das maiores economias na região da América Latina e Caribe, o Brasil possui um comércio de commodities de 60%.

Nos últimos anos, o Brasil vem aumentando cada vez mais sua dependência da exportação de matérias-primas. Os produtos básicos representam praticamente metade do que o Brasil exporta. Apenas minério, soja e petróleo, os três principais itens, correspondem a 30% das vendas externas.


http://nacoesunidas.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário