sexta-feira, 10 de abril de 2015

Sebrae oficializa projeto para piscicultura na Baixada Maranhense

Atividades vão fortalecer o mercado e desenvolver empreendedores do segmento de piscicultura

O Sebrae e diversos parceiros assinaram, o termo de acordo para oficialização do projeto que vai desenvolver e dinamizar o mercado da piscicultura nos municípios de Pinheiro, Bequimão, Santa Helena e São Bento através da aplicação de tecnologias de produção e ampliação dos canais de comercialização, gerando renda e melhoria na qualidade de vida na Baixada Ocidental Maranhense.

A solenidade de assinatura aconteceu no auditório do Sebrae em Pinheiro, contando com representantes de entidades do segmento e parceiros da instituição, como a Associação de Piscicultores de Pinheiro, a Associação de Piscicultores e Pescadores Artesanais de Bequimão, a Cooperativa de Piscicultores e Pescadores Artesanais da Baixada Maranhense, representantes da Agência Estadual de Pesquisa e Extensão Rural (Agerp-MA) de Pinheiro e Bequimão, Prefeitura Municipal de Bequimão, Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Banco da Amazônia.

O analista do Sebrae responsável pelo projeto, o gestor Raimundo Júnior, fez a apresentação das atividades a serem implementadas junto aos piscicultores como: inovação e desenvolvimento tecnológico da piscicultura, ampliação dos canais de comercialização e regularização ambiental dos empreendimentos e destacou a necessidade de consolidação das parcerias. “A participação efetiva dos parceiros institucionais do projeto que o Sebrae propõe para a região e ainda o engajamento dos empreendedores do segmento contribuirão significativamente para o sucesso das ações previstas”
A gerente da regional do Sebrae em Pinheiro, Rosa Amélia Borges, agradeceu a confiança dos parceiros e participantes do projeto. "É muito bom estar com todos os presentes, principalmente para a realização dessa etapa do projeto que visa formalizar o compromisso público entre o Sebrae, as entidades de classe e as instituições parceiras. Com este projeto e esta parceria ganham os piscicultores, os parceiros, os municípios e a economia regional”, ressaltou Rosa.

A iniciativa faz parte do projeto de piscicultura que o Sebrae está desenvolvendo para o Maranhão. Além da Baixada Ocidental A entidade atenderá piscicultores em 28 cidades, que estão incluídos no território de atuação de quatro regionais do Sebrae (Bacabal, Santa Inês, Balsas e São Luís), em um esforço articulado e estratégico para desenvolver ações de fortalecimento de um mercado em expansão. No todo, cerca de 420 produtores maranhenses de pescados de água doce deverão ser atendidos com a iniciativa, que terá um ciclo de três anos, que vai até 2017.

“O Projeto de Piscicultura do Sebrae no Maranhão tem a capacidade de mudar o perfil econômico de algumas áreas do estado como a Baixada Maranhense, que é uma das regiões mais pobres do país. Por isso estamos investindo no projeto de piscicultura que abrange diversas regionais, pelo potencial estratégico que este segmento tem”, comentou o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.

“Estes resultados só podem ser alcançados com o trabalho de articulação dos atores institucionais públicos e privados envolvidos no processo. Sem esta atitude de governança, que define previamente e pactua atribuições e responsabilidades, o resultados não aparecem”, completou Martins.  


http://www.oimparcial.com.br/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário