domingo, 18 de outubro de 2015

Indígenas pedem socorro no Maranhão: Os Territórios estão sendo incendiados

Terras Indígenas do Maranhão, continuam sendo incendiadas. Segundo os Indígenas e o próprio Ibama, os incêndios são criminosos, provocados por madeireiros.
A terra indígena Araribóia, onde habita cerca de 12 mil indígenas, continua em chamas com mais de 30% do território já destruído pelo fogo. A maior preocupação é com os Indígenas da etnia Awá-Gwajá que são isolados e estão sitiados dentro da TI.

Ontem, 6 casas foram incendiadas na Aldeia Juçaral em Amarante e há dois dias que madeireiros e fazendeiros da região de Zé Doca e Araguanã colocam fogo nos limites da terra indígena Alto Turiaçu, deixando os indígenas da etnia Ka`apor totalmente encurralados. Leia abaixo os relatos enviados:

“ É caso de urgência, desde anteontem, de forma criminosa, em represália as atividades de fiscalização e vigilância no território que apreende motosserras, motocicletas, tratores e outros, madeireiros e fazendeiros da região de Zé Doca e Araguanã colocam fogo nos limites da terra indígena. O clima é de muita tensão na comunidade Zé Gurupi. O fogo cercou a aldeia.
as famílias estão aflitas e inseguras. o governo não faz nada para criminalizar esses agressores que ficam impunes. todos os anos colocam fogo nessa região. Além dessa situação, em outras áreas do entorno da terra indígena, madeireiros colocaram pistoleiros para seguir e impedir comunidades de sair e entrar nas aldeias. os Ka'apor estão sitiados e o governo finge que não vê.

Estamos temendo um clima de tensão e conflito provocado ainda hoje.

Por favor, ajude divulgar, denunciar.

Esperamos uma ação urgente por parte dos órgãos responsáveis para ajudar proteger o território.”

Foto de Alice Pires Tenetehara.


Nenhum comentário:

Postar um comentário