quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Bequimão decreta situação de emergência devido estiagem


image3
Tenente Coronel QOCBM Izac  Matos, Zé Martins, prefeito de Bequimão, e João D’arc Costa, Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil.
A Defesa Civil Estadual, afirmou que as altas temperaturas que atingem Bequimão e dezenas de municípios no estado, deixam a região em sinal de alerta. Segundo a defesa civil, a estiagem causa danos a rebanhos, plantações e reservas florestais.
O Estado do Maranhão com dois períodos; um seco e outro chuvoso, onde o primeiro inicia-se normalmente de julho a dezembro e o segundo de janeiro a junho. Contudo, nos últimos anos alguns Municípios do Estado vem sofrendo com o prolongamento do período ou apresentando baixos índices pluviométricos no período chuvoso, o que ocasiona a estiagem. Tal situação compromete diretamente a população em vários aspectos, como, por exemplo, os produtores agrícolas, pecuaristas e a própria população, pois com o atraso do período chuvoso ou mesmo com os baixos índices pluviométrico local, os reservatórios  de água baixam ou secam, comprometem diretamente os agricultores e os pecuaristas, diminuindo a fertilidade do solo.
Situação dessa natureza esta passando o Município de Bequimão, no litoral ocidental maranhense, pois segundo o Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil João D’arc Costa, o período chuvoso deveria ser iniciado, no entanto até o presente, não foi normalizado o período chuvoso no Município, implicando em consequências graves para a população.

estiagem toma conta dos campos em Bequimão (MA)


O prefeito de Bequimão, Zé Martins (PMDB) diante desta situação extrema, informou e solicitou junto a Defesa Civil do Estado, a necessidade de ajuda externa para lidar com as consequências da estiagem que assola a região.  A Defesa Civil Estadual, agindo em conformidade com a Lei Federal Nº12.608 de 10 de abril de 2012 (Dispõe sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil – SINPDEC) que determina como competência do Estado coordenar as ações do SINPDEC em articulação com a União e os Municípios, manifestou seu apoio garantindo a presença de técnicos da CEPDECMA para auxiliar a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil no processo de decretação de situação de anormalidade.

                               Equipe de vistoria
                                       Equipe da Defesa Civil em Vistoria a Bequimão

Ao realizar vistoria no município de Bequimão, a Defesa Civil constatou por meio de visita em diversos povoados (Quindiua, Mafra, Vila Betel, Rio Grande, Buritirana, Pontal e outros), que com a estiagem houve uma lesão aos recursos ambientais, com a consequente degradação e alteração adversa do equilíbrio ecológico e da qualidade ambiental. Essa condição crítica contribuiu sensivelmente para o agravamento no abastecimento de água, danos nas áreas agrícolas de subsistência, perdas e diminuição na qualidade da pecuária.



                                                   
De acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Isac Matos, a situação de emergência foi confirmada devido aos prejuízos causados às lavouras e as produções pecuárias. “Além disso, houve reflexos evidentes na economia local. Na responsabilidade de Defesa Civil, recebemos as demandas destas localidades e, em seguida, pareceres referentes às decretações foram encaminhados para o Governo Federal”, disse.


 PASTO
       Campo sem pasto para os animais na comunidade de são sebastião/mafra, e com seus açudes em baixo nível

Zé Martins decretou a situação de emergência por facilitar determinados procedimentos que, normalmente, teriam um tempo maior de duração. “O repasse de verbas, por exemplo, é facilitado em virtude da decretação. É preciso dar atenção a esta situação onde a nossa população passa por dificuldades em razão da seca”.

 

Ainda por solicitação do prefeito junto a Defesa Civil Estadual, este ano foi realizada  capacitação e certificação de 13 agentes públicos do município no Curso de Capacitação de Agentes em Proteção e Defesa Civil – CADEC. Apresentando conhecimentos sobre o funcionamento e gestão do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, fortalecendo as ações do município na prevenção, mitigação, preparação, resposta e reabilitação de desastres contingenciais.

DSC00631
                                  Equipe da Defesa Civil estadual e Agentes Públicos de Bequimão (MA)


DSC00630
Agente Pública recebe certificado da Defesa Civil


TEMPERATURAS ESTÃO MAIS ELEVADAS
De acordo com o Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), a grande variedade nas temperaturas dos Oceanos Pacífico e Atlântico é o fator preponderante para a forte estiagem no estado. Segundo o Núcleo, as temperaturas deverão ficar mais elevadas. Com a estiagem, aumentaram os casos de queimadas. Além da falta de pasto para o gado, a ausência de água para abastecer o rebanho causa a morte de animais. Em açudes, por exemplo, não há água para consumo humano e abastecimento das necessidades das criações pecuárias.

 Roça
Roça ainda não plantada em virtude da falta de chuvas, no povoado de rio grande 

Poço
Poços cacimbão sem água na comunidade do Ramal do povoado de Quindíua

Por: SEMATUR/Bequimão com informações da Defesa Civil Estadual
 http://sematurbeq.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário