sábado, 27 de fevereiro de 2016

Sítios arqueológicos do Maranhão são explorados por pesquisadores

 

Pesquisadores buscam vestígios de uma civilização pré-colombiana. Cidades da Baixada Maranhense tem atraído a atenção de estudiosos.


O Repórter Mirante deste sábado (27) fez uma expedição em busca do passado. Cidades da Baixada Maranhense onde existem fragmentos que podem ajudar a recontar a história dos povos que habitaram na única palafita pré-histórica do Brasil.
O repórter Sidney Pereira mostra o trabalho dos pesquisadores na busca e mapeamento dos sítios arqueológicos e a descoberta dos esteios, tocos de madeira que davam sustentação ás casas construídas sobre as águas.
Pesquisadores buscam e mapeiam sítios arqueológicos e a descoberta dos esteios (Foto: Reprodução / TV Mirante)Pesquisadores  fazem mapeamento de sítios arqueológicos (Foto: Reprodução / TV Mirante)

O programa destacou também a descoberta de peças, retiradas da lama, que podem dizer sobre, os que podem ter sido os primeiros habitantes da Amazônia Brasileira e qual a ligação deles com os índios americanos. Além disso, mostrou detalhes sobre o único muiraquitã híbrido registrado pela arqueologia brasileira, achado aqui no Maranhão. 
http://redeglobo.globo.com/ma/tvmirante/noticia/2016/02/sitios-arqueologicos-do-maranhao-sao-explorados-por-pesquisadores.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário