segunda-feira, 27 de março de 2017

Escola de Formação Quilombola inicia atividades em Bequimão(MA)


No sábado (25) e domingo (26), aconteceu o 1º módulo da Escola de Formação Quilombola Negro Cosme, projeto idealizado pelo Movimento Quilombola de Bequimão (MoqBeq), com apoio da Prefeitura Municipal de Bequimão, por meio das secretarias municipais de Educação e Agricultura.

A formação promovida neste final de semana teve como tema a “História da luta pela terra no Brasil”, ministrada pelo representante da Direção Estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Jonas Borges. Com esses cursos, o MoqBeq pretende fortalecer, organizar e capacitar as lideranças quilombolas para uma atuação mais consciente e mais transformadora.
A capacitação superou as expectativas. “Esperávamos uns 30 inscritos, porém o povo veio chegando e, no 1° dia, já tínhamos 60. Isso mostra que nosso povo está em busca de conhecimento e que não é acomodado, mas sabe aproveitar a oportunidade. A maioria é jovem, o que nos deixa animados, pois sabemos da necessidade de olhar para a juventude quilombola da nossa cidade”, avaliou o assessor do MoqBeq, Fábio Silva, que trabalhou durante muitos anos como agente da Comissão Pastoral da Terra (CPT).
À frente da Coordenação Executiva do MoqBeq, estão os quilombolas Dimael, Pinininho e Francisco. Também colaboram o técnico agrícola Carlos Alberto, do Quilombo Ariquipá, e o assessor Thito Fábio.
por A Tribuna de Bequimão

Nenhum comentário:

Postar um comentário