quinta-feira, 13 de abril de 2017

Festival Gastronômico – Delícias do Mar levou grande público em Bequimão (MA)




A cidade de Bequimão, no litoral ocidental maranhense, recebeu no último domingo (9) o II Festival Gastronômico – Delícias do Mar, realizado pelo Sebrae/MA em parceria com a prefeitura municipal. O evento contou a participação de 04 restaurantes, que tiveram a oportunidade de mostrar suas iguarias como principais pratos da gastronomia local. O festival aconteceu na Orla Marítima de Paricatiua, no restaurante Estação Marítima.
Participaram do Festival os restaurantes (Fundo de quintal, Estação Marítima, Canaã e Brisa Mar), que mostraram seus pratos especiais para o público que compareceu em grande número.
Par o agente de Desenvolvimento, Rodrigo Martins, o festival supriu todas as expectativas. “Durante o lançamento do festival gastronômico, os participantes puderam degustar diferentes pratos preparados à base de sururu, camarão, caranguejo e outros frutos do mar, além de sobremesas inspiradas nas frutas locais, como bacuri e ginja. O lançamento foi um grande sucesso e supriu as nossas expectativas, mostrando que há demanda por parte do grande público que veio prestigiar o evento”, avaliou Rodrigo Martins.
 
Para o artista plástico e dono do restaurante Canaã, Fransoufer, o festival é mais que um aprendizado. “A culinária não deixa de ser uma arte. Este festival que era apenas para o âmbito de São Luís, está ganhando novo rumo graças ao Superintendente do Sebrae, João Martins que tem ajudado a baixada. Além de proprietário do restaurante Canaã, que tem como prato especial, o tambaqui na brasa, estou aprendendo outros pratos maranhenses”  – destacou.
A visitante Rosa Maramaldo destacou a beleza e os sabores dos pratos degustados durante o festival. “Todos os pratos estão uma delícia, mas eu adorei o vatapá e dou nota dez” – finalizou.
Para o Gestor de Projetos do Sebrae, o Festival foi além das expectativas da organização. “Supriu as nossas expectativas porque é um evento que veio promover o turismo em nossa região e estimular principalmente a gastronomia local” destacou Davi Felipe.
 
O Superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, por ser bequimãoense, fez questão de mostrar o desenvolvendo dos municípios após as parcerias entre Sebrae e Prefeitura. ”Este festival Gastronômico é de fundamental importância para valorizar a gastronomia e a culinária do litoral ocidental e da baixada maranhense, É uma culinária rica em sabores e receitas, mas isso não tem a devida valorização pelo poder público e muita das vezes pela população que às vezes desconhece isso, e o interesse do Sebrae é mostrar ao empreendedores da gastronomia e estamos aqui trazendo informações, conhecimento e capacitação para que eles possam fazer um bom atendimento e a qualificação de mão de obra, onde o cliente fique satisfeito e volte ao estabelecimento”  – enfatizou o Diretor Superintendente do Sebrae/MA.
 
O prefeito do município de Bequimão, falou da parceria com o Sebrae e destacou a importância do festival em sua cidade. “Eu quero parabenizar a iniciativa do Sebrae, que é um parceiro do município de Bequimão, no sentido de realizar o segundo Festival Gastronômico, com a inclusão de Bequimão. E aqui em Paricatiua vamos apoiar e dar continuidade a esse grande trabalho, potencializando nossas ações tanto no turismo quanto na gastronomia” – finalizou Martins.
PRESTIGIARAM O FESTIVAL GASTRONÔMICO
Secretários municipais, vereadores, lideranças, o vice-prefeito de Bequimão, Sidney Magal, empreendedores da gastronomia local e autoridades, além de empresários de outros ramos, profissionais do Sebrae e comunidade em geral. O ex-prefeito Juca Martins participou do evento. E para finalizar o festival, o público presente dançou ao som da banda Barba Branca e DJ Ademar Danilo, do África Brasil Caribe e apresentação do Tambor de Crioula de Santa Rita.

http://www.joaofilho.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário