segunda-feira, 15 de maio de 2017

Ministro do Meio Ambiente anuncia criação da Reserva Itapetininga(Bequimão) durante encontro de pescadores no MA







Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, anunciou a criação de três novas reservas extrativistas no Maranhão. O anuncio foi feito durante uma visita nesse final de semana na Ilha das Canárias, a 306 km de São Luís, onde o ministro participou de um encontro com extrativistas e pescadores do Delta do Parnaíba.

As reservas Arapiranga-Tromai, Itapetininga e Tubarão serão criadas em áreas de manguezais. Para o ministro, a iniciativa deve melhorar a vida econômica das comunidades que vivem na região. “Você melhora a atividade econômica das pessoas que moram naquela área e ao mesmo tempo, que você melhora os serviços ambientais, melhora também os biomas com sua preservação para a produção”, disse.


A reserva extrativista marinha do Delta do Parnaíba protege uma das maiores áreas de manguezais do Nordeste e possui uma área equivalente a 27 mil campos de futebol.


Durante encontro com pescadores e extrativistas, Ministro Sarney Filho anunciou a criação de reservas extrativistas. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Sarney Filho também ajudou no plantio de mudas de mangue, através de um mutirão que foi realizado pelos nativos. Foram selecionadas mudas de Siriba, uma das mudas mais utilizadas e resistentes de mangue. A intenção, segundo a comunidade, é devolver a vida a uma das lagoas na Ilha das Canárias, que secou após o corte da vegetação nativa.

Um plano de manejo da área deve ser criado, como uma forma da comunidade estabelecer regras dentro das reservas. Como exemplo disso, ficou estabelecido a proibição da captura do caranguejo com menos de 7 cm.

Segundo Tatiana Rehder, chefe da reserva do Delta do Paranaíba, a iniciativa deve ajudar na reprodução da espécie no arquipélago. “Um centímetro é praticamente um ano de vida do caranguejo. Então durante esse um ano a gente vai ter esse caranguejo se reproduzindo muitas vezes, garantindo assim, que nós vamos ter mais caranguejos no mangue”, explicou.

Por G1 MA
http://sematurbeq.blogspot.com.br/2017/05/ministro-do-meio-ambiente-anuncia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário